
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Ramírez-Gálvez, Martha Celia [Orientador] | - |
| Autor(es): dc.contributor | Ribeiro, Luci Silva | - |
| Autor(es): dc.contributor | Facioli, Lara Roberta Rodrigues | - |
| Autor(es): dc.creator | Rocha, Thiago José da | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T12:53:44Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T12:53:44Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9193 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/976719 | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: A partir da aprovação do Plano Nacional de Educação, em 214, iniciou-se a discussão dos correspondentes planos de educação dos Estados, Distrito Federal e Municípios para os próximos dez anos Em tal discussão houve uma participação contundente de setores religiosos que advogavam pela retirada do termo “gênero”, mencionado como ideologia Nesse processo ganhou grande notoriedade, em nível nacional, o debate acerca da dimensão de gênero e sexualidade pela sociedade civil A partir das discussões sobre a pauta de gênero e sexualidade no curriculo escolar houve reações de diferentes instituições acadêmicas e movimentos sociais, que observam a retirada dessa tematica como uma ameaça à garantia de direitos constitucionais, caracterizando a controvérsia A proposta desta pesquisa se volta de maneira específica sobre a análise da controvérsia acerca desse assunto na cidade de Ponta Grossa, Estado do Paraná Objetiva-se com este estudo entender as relações de poder e a influência da bancada religiosa na construção de políticas públicas para educação A metodologia utilizada contempla a análise das controvérsias sobre a exclusão da pauta de gênero e sexualidade dos Planos Estaduais de Educação do Estado do Paraná, realizada por meio de uma análise documental Assim, é importante documentar e compreender este debate que se tornou expressivo do momento atual do país em termos da ingerência de moralidades religiosas na vida pública brasileira | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: Following the approval of the National Education Plan in 214, the corresponding planning plans for the States, Federal District and Municipalities for the next ten years began In such a discussion there was a strong participation of religious sectors that advocated the withdrawal of the term "gender", referred to as ideology In this process, the debate about the gender dimension and sexuality by the civil society gained great notoriety at the national level From the discussions on the gender and sexuality agenda in the school curriculum there have been reactions from different academic institutions and social movements that observe the withdrawal of this theme as a threat to the guarantee of constitutional rights, characterizing the controversy The proposal of this research turns specifically on the analysis of the controversy about this subject in the city of Ponta Grossa, State of Paraná The objective of this study is to understand the relations of power and influence of the religious group in the construction of public policies for education The methodology used includes the analysis of the controversies about the exclusion of the gender and sexuality agenda from the State Plans of Education of the State of Paraná, accomplished through a documentary analysis Thus, it is important to document and understand this debate that became expressive of the current moment of the country in terms of the interference of religious morals in Brazilian public life | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Relação: dc.relation | Mestrado | - |
| Relação: dc.relation | Ciências Sociais | - |
| Relação: dc.relation | Centro de Letras e Ciências Humanas | - |
| Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação Mestrado em Ciências Sociais | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ciências sociais | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Paraná | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Gênero | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ideologia de gênero | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Social sciences | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Gender | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Paraná | - |
| Título: dc.title | A controvérsia sobre a inclusão de gênero e sexualidade nos planos de educação do Paraná | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: