Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Trelha, Celita Salmaso [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Fernandes, Karen Barros Parron | - |
Autor(es): dc.contributor | Walsh, Isabel Aparecida Porcatti de | - |
Autor(es): dc.creator | Grott, Mariana Goeldner | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T12:53:39Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T12:53:39Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13676 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/976690 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Objetivo: analisar fatores associados à capacidade para o trabalho e à percepção de burnout entre docentes fisioterapeutas das instituições de ensino superior (IES) da cidade de Londrina-Pr Método: Foi realizado estudo transversal com população composta de 71 professores do curso de Fisioterapia Para a avaliação dos profissionais, foram utilizados três instrumentos: questionário com características sociodemográficas e profissionais; o Índice de Capacidade para o Trabalho (ICT) e o Maslach Burnout Inventory (MBI–ED) Os instrumentos foram autoaplicados e posteriormente inseridos no banco de dados Para análise descritiva utilizou-se o programa SPSS 2, tendo estabelecido um intervalo de confiança de 95% e nível de significância de p<,5 Utilizou-se o teste de Shapiro-Wilk para análise da estatística descritiva e para análise multivariada foi realizada a Regressão de Poisson Neste modelo, adotou-se como variáveis independentes as características sócio demográficas e características profissionais Foram apresentadas razões de prevalência não ajustadas (após análise bivariada) e ajustadas, como resultado no modelo final Resultado: dos 71 professores de todas as IES da cidade, 5 foram excluídos e 58 devolveram os questionários Quanto aos domínios do burnout encontrou-se em 25,8% dos educadores altos escores no domínio realização profissional, seguido pela alta exaustão emocional em 22,4% e pela despersonalização em 1,3% Foi identificada associação entre o estado civil com a síndrome de burnout no domínio realização profissional e entre o tipo de instituição em que trabalha no domínio exaustão emocional assim como no ICT Correlacionando o MBI-ED com o ICT foi encontrada significância nos domínios exaustão emocional (r=-,42, p <,1) e despersonalização (r= -,28, p= ,2) identificando que quanto menor a exaustão emocional e a despersonalização maior a CT Conclusão: O estudo revela a necessidade de monitoramento do estado de saúde física e mental e da CT dos professores, a fim de identificar alterações precocemente e implementar medidas preventivas | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em Ciências da Reabilitação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação | - |
Descrição: dc.description | Abstract: Aim: To examine factors associated with work ability and perception of burnout among teachers physiotherapists of higher education institutions (HEIs) in the city of Londrina-Pr Methods: We conducted a cross-sectional study where the population was composed of 71 teachers physiotherapists To evaluate the professional three instruments were used: questionnaire with sociodemographic characteristics and professionals; Index Capacity for Work (ICT) and the Maslach Burnout Inventory (MBI-ED) The instruments were self applied and subsequently entered into the database For descriptive analysis used the SPSS 2, having established a confidence interval of 95% and a significance level of p <5 We used the Shapiro-Wilk test for analysis of descriptive statistics and multivariate analysis was performed Poisson regression In this model, adopted as independent variables the socio demographic and professional characteristics Were presented unadjusted prevalence ratios (after bivariate) and adjusted as a result in the final model Result: the 71 teachers of all higher education institutions, 5 were excluded and 58 returned the questionnaires For the domains of burnout was found in 258% of the teachers have high professional achievement scores in the field, followed by high emotional exhaustion in 224% and 13% in the depersonalization of teachers Association was found between marital status with burnout in the field job satisfaction and between the type of institution of work and the field emotional exhaustion in ICT Correlating the MBI-ED with ICT was found significance in the areas of emotional exhaustion (r = -42, p <1) and depersonalization (r = -28, p = 2) identifying that the lower the emotional exhaustion and depersonalization largest CT; | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Mestrado | - |
Relação: dc.relation | Ciências da Reabilitação | - |
Relação: dc.relation | Centro de Ciências da Saúde | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Avaliação da capacidade de trabalho | - |
Palavras-chave: dc.subject | Burnout (Psicologia) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Stress ocupacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores | - |
Palavras-chave: dc.subject | Fisioterapeutas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Work capacity evaluation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Burn out (Psychology) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teachers | - |
Palavras-chave: dc.subject | Job stress | - |
Título: dc.title | Capacidade para o trabalho e Síndrome de Burnout em docentes do Curso de Fisioterapia da cidade de Londrina-PR | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: