Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Takahashi, Lúcia Sadayo Assari [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Nihei, Thiago Hideyo | - |
Autor(es): dc.contributor | Ortiz, Thiago Alberto | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Helder Rodrigues da | - |
Autor(es): dc.contributor | Stipp, Oelcio José | - |
Autor(es): dc.creator | Nicoletti, Márcio Antonio | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T12:53:37Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T12:53:37Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12812 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/976678 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: A semente é o principal insumo no processo produtivo da cultura do milho O monitoramento durante o beneficiamento e armazenamento dos lotes é fundamental para que sejam identificados pontos críticos no processo que atuem na qualidade fisiológica O primeiro trabalho teve como objetivo avaliar o potencial fisiológico de sementes de milho híbrido de diferentes peneiras e métodos de secagem As amostras de sementes de milho foram coletadas após secagem em espigas até 11% de umidade em câmara de secagem e com secagem em espigas até 15% umidade seguida de secagem em sistema a gás até 11% umidade Após a secagem as sementes foram debulhadas, limpas, classificadas, tratadas, separadas em peneiras e armazenadas Foram coletadas amostras no início do armazenamento e após um ano de armazenamento e realizadas análises de germinação e vigor através do teste de frio Pode-se verificar que utilizando o método de secagem em espiga mais gás apresentou redução no potencial fisiológico para sementes armazenadas, entretanto mantém padrão comercial No mercado brasileiro apenas o híbrido branco IPR 127 é comercializado devido seu rendimento industrial para canjica, o segundo trabalho teve como objetivo avaliar a produtividade e rendimento de canjica dos híbridos brancos IPR 127 e Dow 129HW cultivados em diferentes locais Os ensaios foram conduzidos nos municípios de Rolândia – PR, Campo Novo do Parecis – MT e Naranjal – Paraguai O híbrido Branco IPR 127 difere e supera o Dow 129HW em relação ao rendimento de canjica | - |
Descrição: dc.description | Tese (Doutorado em Agronomia) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Agrárias, Programa de Pós-Graduação em Agronomia | - |
Descrição: dc.description | Abstract: The seed is the main input in the maize crop production process The process of monitoring during the batch and storage processing is fundamental for the identification of critical points in the process that might act towards the physiological quality The first essay had as a goal the evaluation of the physiological potential of hybrid seeds of corn from different sieves and drying methods The samples of corn seeds were collected after drying in cobs having up to 11% of humidity level in a drying chamber and drying in cobs having up to 15% of moisture level followed by drying in a gas system having up to 11% of moisture level After drying, the seeds were threshed, cleaned, sorted, treated, sorted in sieves and stored Samples were collected at the beginning of the storage process and one year afterwards this process, germinations and strength analyzes were performed through a cold test It can be verified that using the cobs drying method with gas, there was a reduction in the physiological potential on storing the seeds, still it kept a commercial standard In the Brazilian market only the hybrid IPR 127 white is commercialized due to its industrial yield for corn grits The trials were held in the cities of Rolândia – State of Paraná, Campo Novo Paricis – State of Mato Grosso and Naranjal - Paraguay The hybrid IPR 127 differs and surpasses the Dow 129HW in relation to the yield of corn grits | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Doutorado | - |
Relação: dc.relation | Agronomia | - |
Relação: dc.relation | Centro de Ciências Agrárias | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-graduação em Agronomia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Milho híbrido | - |
Palavras-chave: dc.subject | Semente | - |
Palavras-chave: dc.subject | Milho | - |
Palavras-chave: dc.subject | Secagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Milho | - |
Palavras-chave: dc.subject | Seed | - |
Palavras-chave: dc.subject | Drying | - |
Palavras-chave: dc.subject | Quality | - |
Palavras-chave: dc.subject | Seeds - Hybrid corn - Corn | - |
Título: dc.title | Milho : qualidade fisiológica de sementes na secagem, produção e rendimento de canjica | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: