Produção técnica educacional do aluno : projeto mídia e consumo responsável

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorNascimento, Cláudia Lopes [Orientador]-
Autor(es): dc.contributorNascimento, Elvira Lopes-
Autor(es): dc.contributorRodrigues, Flávio Luís Freire-
Autor(es): dc.creatorSouza, Erika Fernandes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-15T12:53:33Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-15T12:53:33Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-01-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-01-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-15-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/12744-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/976656-
Descrição: dc.descriptionResumo: Esta pesquisa traz uma proposta didático-pedagógica de um Projeto Temático que foi planejado e denominado “Mídia e Consumo Responsável”, cujo tema norteador se estabeleceu a partir do consumo e do consumismo e suas consequências na sociedade Foi elaborado um material didático, intitulado Produção Técnica Educacional, como proposta a ser implementada por professores de Língua Portuguesa, dos Anos Finais do Ensino Fundamental Assim, por meio de atividades diferenciadas, discussões e reflexões sobre o impacto socioambiental do consumismo, bem como da análise do gênero discursivo anúncio publicitário, procuramos contribuir com o professor, na sua autonomia do uso diário do livro didático e para instrumentalizá-lo a ofertar um trabalho de leitura, produção, escuta e oralidade e, consequentemente, levar o aluno a uma ressignificação e posicionamento crítico frente à temática estudada Para esse fim, com base na perspectiva dialógica de linguagem e na noção de gênero discursivo do círculo bakhtiniano (BAKHTIN/VOLOCHÍNOV, 1997; BAKHTIN, 26), na concepção dialógica de ensino de Língua Portuguesa (ANTUNES 23; MENEGASSI, 21), assim como nas pesquisas na área de Linguística Aplicada no que tange às ferramentas didáticas para o ensino de Língua Portuguesa O percurso metodológico escolhido foi o da pesquisa-ação (THIOLENT, 2; BORTONI-RICARDO, 28), o objetivo geral da pesquisa foi proporcionar uma formação continuada pelo desenvolvimento de capacidade de elaboração de Projeto Temático com foco no tema consumo e consumismo Os resultados da elaboração do Projeto e do Produto Técnico educacional foram um repensar sobre a atividade docente que deve favorecer um trabalho com temas que fazem parte do cotidiano dos alunos, ao mesmo tempo em que trabalha com competências linguísticas relevantes para a apropriação de diferentes saberes-
Descrição: dc.descriptionDissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras-
Descrição: dc.descriptionAbstract: This research brings a didactic-pedagogical proposal for a thematic project that was planned and named “responsible media and consumption”, whose guiding theme was established from consumption and consumerism and their consequences in society A didactic material, entitled technical educational production, was prepared as a proposal to be implemented by portuguese language teachers in the final years of elementary school Thus, through different activities, discussions and reflections on the socio-environmental impact of consumerism, as well as the analysis of the advertising genre discursive, we seek to contribute to the teacher in their autonomy in the daily use of textbooks and to equip them to offer a interactive work of reading, production, listening and orality and, consequently, lead the student to a redefinition and critical positioning regarding the studied theme To this end, based on the dialogic perspective of language and the notion of discursive genre of the bakhtinian circle (BAKHTIN/VOLOCHÍNOV, 21; BAKHTIN, 23), the dialogic conception of portuguese language teaching (ANTUNES 23; MENEGASSI, 24), thus as in the researches in the area of applied linguistics regarding the didactic tools for the teaching of portuguese language The methodological path chosen was action research (THIOLENT, 2; BORTONI-RICARDO, 28), the general objective of the research was to provide continued education by developing the capacity to elaborate a thematic project with a focus on the theme of consumption and consumerism The results of the elaboration of the Project and the Technical Educational Product were a rethinking about the teaching activity that should favor a work with themes that are part of the students' daily life, while working with relevant language skills for the appropriation of different knowledge-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationMestrado Profissional-
Relação: dc.relationLetras-
Relação: dc.relationCentro de Letras e Ciências Humanas-
Relação: dc.relationPrograma de Pós-Graduação em Letras-
Palavras-chave: dc.subjectProposta didático-pedagógica-
Palavras-chave: dc.subjectProjeto temático-
Palavras-chave: dc.subjectProdução técnico educacional-
Palavras-chave: dc.subjectCampanha de conscientização-
Palavras-chave: dc.subjectDidactic-pedagogical proposal-
Palavras-chave: dc.subjectThematic project-
Palavras-chave: dc.subjectTechnical educational production-
Palavras-chave: dc.subjectAwareness campaign-
Título: dc.titleProdução técnica educacional do aluno : projeto mídia e consumo responsável-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da UEL - RIUEL

Não existem arquivos associados a este item.