
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Rufini, Sueli Édi [Orientador] | - |
| Autor(es): dc.contributor | Bzuneck, José Aloyseo | - |
| Autor(es): dc.contributor | Boruchovitch, Evely | - |
| Autor(es): dc.creator | Zambon, Francielle Barrinuevo | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T12:53:19Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T12:53:19Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15471 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/976587 | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: Entre os inúmeros problemas que permeiam o contexto escolar está a desmotivação Os estudos que envolvem o tema ressaltam que alunos desmotivados não se dedicam às atividades e, consequentemente, não aprendem de modo saudável Uma qualidade satisfatória de motivação pode refletir positivamente, tanto desenvolvimento escolar como na atuação desses alunos como cidadãos Compreender os motivos que levam os estudantes a realizar atividades específicas e conhecer suas necessidades torna-se, portanto, uma prioridade à promoção de aprendizagem saudável Com o apoio da Teoria da Autodeterminação, foi realizado um estudo de caráter exploratório, orientado pela seguinte questão de pesquisa: qual é a qualidade motivacional apresentada por alunos do 8º ano do Ensino Fundamental e 2º ano do Ensino Médio, para a produção de textos? Objetivou-se levantar evidências de validade psicométrica de um instrumento de avaliação da qualidade motivacional de estudantes para a produção de texto na escola; avaliar a motivação de 617 estudantes para produzir textos; analisar os diferentes contextos percebidos pelos participantes a respeito do processo de produção de texto e indicar as possíveis diferenças de desempenho dos participantes comparados por idade, sexo, instituição (pública ou privada), ano escolar (ensino fundamental e médio) e período de ensino (matutino e vespertino) Os participantes responderam um instrumento do tipo Likert Os dados obtidos foram analisados a partir do referencial teórico da Teoria da Autodeterminação As implicações educacionais dos resultados são indicadas com o intuito de fomentar uma reflexão com base no conhecimento de um recorte da realidade motivacional articulada à produção de textos Com isso, pretende-se possibilitar novas pesquisas sobre essa temática e oportunizar intervenções, estratégias docentes, relacionando a teoria à prática e visando à promoção de aprendizagem saudável, significativa e autônoma na escrita dos alunos | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: Among many problems which permeate the school context, there is the lack of motivation Studies involving the issue have noted that unmotivated students are not dedicated to the activities and therefore do not learn in a satisfactory and healthy way A satisfactory quality of motivation can reflect positively both in the academic development and in acting as citizens Understanding the reasons that lead students to undertake specific activities and know about their needs become, therefore, a priority for the healthy development of learning With the support of the Theory of Self-Determination, An exploratory study was carried out, guided by the following research question: What is the motivational quality presented by a group of 8th grade students of elementary school and 2nd year students of high school for the production of texts? The objective was to collect evidence of psychometric validity of an evaluation instrument of the motivational quality of students for text production in school; assess the motivation of 617 Londrina students to produce texts in school; analyze the different contexts perceived by the participants regarding the text production process and indicate possible differences in performance compared to the age of the participants; sex; institution (public or private) school year (elementary and high school) and teaching period The participants answered the questionnaire in Likert type of scale The obtained data were analyzed according to the theoretical framework of the Theory of Self-Determination The educational implications of the results are shown in order to foster a reflection based on the knowledge of a part of the motivational reality articulated to the production of texts Therewith, it is intended to enable further analysis on this theme and create opportunities to interventions, teaching strategies, relating theory to practice and aiming at a healthy, significant and autonomous development in the writing of students | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Relação: dc.relation | Mestrado | - |
| Relação: dc.relation | Educação | - |
| Relação: dc.relation | Centro de Educação, Comunicação e Artes | - |
| Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Motivação na educação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Autodeterminação (Educação) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Qualidade motivacional | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Escrita | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Redação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Motivation in education | - |
| Título: dc.title | A qualidade motivacional e a produção de textos na escola | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: