Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Cainelli, Marlene Rosa [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Tuma, Magda Madalena Peruzin | - |
Autor(es): dc.contributor | Abud, Kátia Maria de | - |
Autor(es): dc.creator | Nascimento, Sirlei Maria do | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T12:53:17Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T12:53:17Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2010 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10281 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/976578 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: O presente trabalho tem por objetivo investigar a forma como professores das séries iniciais do ensino fundamental trabalham em sala de aula com a disciplina de história Para situarmos nossa problemática de investigação, efetivamos a pesquisa pelo método qualitativo compreendendo que este dá ênfase maior ao processo do que o produto e se preocupa em retratar a perspectiva dos participantes Os sujeitos escolhidos para esta pesquisa são professores de uma escola municipal da zona oeste de Londrina, os quais foram investigados acerca da disciplina e de todos os aspectos presentes numa aula de história, como a metodologia, o livro didático ,os recursos, e as propostas que orientam esta prática Utilizamos como instrumentos o Diário de campo, entrevistas e questionários Constatamos que mesmo cientes de algumas mudanças historiográficas e metodológicas, os professores ainda trabalham na aula de História nas séries iniciais com uma perspectiva tradicional de ensino Consideramos que há a necessidade de um programa de formação continuada para que os professores teoricamente embasados possam articular melhor saberes e práticas | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
Descrição: dc.description | Abstract: This study aims to investigate how teachers of early grades of elementary school work in the classroom with the discipline of history In order to posicione our problem research, effective research method qualitative understanding that this gives greater emphasis to the process than the product and is concerned to portray the perspective of the participants The subjects chosen for this study are teachers at a school in the western area of city of Londrina, which were investigated on the discipline and all aspects present in a history class, as the methodology, the textbook, resources, and proposals that guide this practice We use as instruments the Journal field, interviews and questionnaires We note that even aware of some historiographical and methodological changes, teachers still work in history lessons in the series with a traditional perspective teaching We considered that there is a need for a continuing education program for teachers theoretically based knowledge to better articulate practices | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Mestrado | - |
Relação: dc.relation | Educação | - |
Relação: dc.relation | Centro de Educação, Comunicação e Artes | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | História | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de professores | - |
Palavras-chave: dc.subject | História | - |
Palavras-chave: dc.subject | Prática de ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teacher training | - |
Palavras-chave: dc.subject | Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | History | - |
Palavras-chave: dc.subject | History | - |
Título: dc.title | As concepções de professores das séries iniciais e a aula de História : um estudo com professores de uma escola da rede municipal de Londrina | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: