Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Bispo, Marcelle de Lima Ferreira [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Perez, Carla Cristina | - |
Autor(es): dc.contributor | Sá, Marilda Beatriz Zorzi | - |
Autor(es): dc.creator | Pancier, César Henrique | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T12:53:17Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T12:53:17Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9862 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/976577 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: A presente Dissertação tem como tema o uso de ferramentas didático-pedagógicas, destacando-se a utilização do software ACD/ChemSketch nas aulas de Química Orgânica, com foco no estudo dos adoçantes no 3º ano do Ensino Médio, no município de Ribeirão Claro/PR Ocorre que as redes sociais e a tecnologia digital de modo geral têm exigido presença no ambiente escolar nos tempos contemporâneos Em contrapartida, o tema adoçantes justificou-se no propósito de fazer a conexão entre o mundo macroscópico e microscópico, já que se trata de um tema de fácil contextualização no ambiente escolar havendo uma ligação com o cotidiano, assim como o referido tema pode ser abordado fazendo uso de soluções tecnológicas digitais Frente a tanto, o software ACD/ChemSketch, associado a outros recursos tecnológicos, emerge como uma ferramenta didático-pedagógica eficiente junto aos alunos no Ensino Híbrido O foco dessa pesquisa pautou-se então em oferecer subsídios práticos e tecnológicos para alunos do Ensino Médio acerca da utilização do programa ACD/ChemSketch como ferramenta pedagógica, auxiliando o processo de ensino; utilizando ainda de meios digitais como o WhatsApp, YouTube, GoogleForms, entre outros Como metodologia foram utilizados métodos qualitativos, através de uma pesquisa de campo que envolveu questionários online, vídeo-aulas, exposições orais e avaliações escritas e, posteriormente, os dados, foram tabulados e analisados com base na literatura Portanto, buscou-se estimular o aluno quanto ao desenvolvimento da percepção em relação aos arranjos estruturais das moléculas e à associação da Química Orgânica com o seu cotidiano, resultado que foi atingido com êxito | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Química em Rede Nacional | - |
Descrição: dc.description | Abstract: This dissertation has as its theme the use of didactic-pedagogical tools, highlighting the use of the ACD / ChemSketch software in Organic Chemistry classes, focusing on the study of sweeteners in the 3rd year of High School, in the city of Ribeirão Claro / PR It happens that in general social network and digital technology are needed at school nowadays On the other hand, the sweeteners lesson was understood in order to connect the macroscopic and the microscopic worlds since it is na easy topic to be contextualized outside the classroom Along with, the previous subject can be taught through digital technology solutions Therefore ACD/ChemSketch software, associated to other technological resources, comes out as an efficient didactic and pedagogical tool to the Blended Learning students The aim of this research was to offer practical and technological sources about the use of ACD/ChemSketch software to High School pupils as a pedagogical tool, helping their learning process, also using other digital platforms as WhatsApp, Youtube, GoogleForms, among others Qualitative methods were used as methodology, through a field research which involved online questionnaires, video classes, oral exposition and written assessments All that was done, seeking to stimulate the student concerning the perception development in relation to the molecules arrangements and to the association of the Organic Chemistry with their daily lives The result of this was reached successfully | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Mestrado Profissional | - |
Relação: dc.relation | Química | - |
Relação: dc.relation | Centro de Ciências Exatas | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Química em Rede Nacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Química orgânica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Adoçantes artificiais | - |
Palavras-chave: dc.subject | ACD/ChemSketch (Software) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia da informação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sweeteners | - |
Palavras-chave: dc.subject | ACD/ChemSketch | - |
Palavras-chave: dc.subject | Information technology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Organic chemistry | - |
Título: dc.title | Adoçantes : viabilidade da utilização do programa ACD/ChemSketch no ensino de química orgânica | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: