Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Platt, Adreana Dulcina [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Eliane Cleide da | - |
Autor(es): dc.contributor | Tumolo, Paulo Sergio | - |
Autor(es): dc.creator | Araujo, Francieli | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T12:53:15Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T12:53:15Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14310 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/976570 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: O presente estudo teve o objetivo de analisar a proposta formativa do “Programa de Formação Político-Sindical e Educacional” proposto pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná, a APP-Sindicato (Associação dos Professores do Paraná), em conjunto com a CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação), entre os anos de 27 e 29 Para cumprir com a finalidade delineada, examinou-se parte do material didático (apostilas), o qual integra o curso de formação Tratou-se, em síntese, de detectar as potencialidades da iniciativa contida na proposta formativa do programa de formação da APP-Sindicato, mas, também, os limites de sua pedagogia de formação, direcionada às suas bases de professores e funcionários de escola pública, a qual tem o intuito de elevar o grau de consciência crítica e política do conjunto da categoria Em geral, conferiu-se que o material analisado traz implicações ao processo de formação política dos profissionais ligados a APP, uma vez que a sociedade de classes é retratada de forma dicotômica e superficial, descaracterizando a luta de classes e seus embates ideológicos Verificou-se também que o material vale-se de uma ampla gama de autores das mais diversas perspectivas filosóficas, as quais não são devidamente articuladas a ponto de evidenciar o processo evolutivo do pensamento liberal e a crítica que se faz a ele, resultando em uma espécie de ecletismo teórico-metodológico Para a análise e a problematização do programa de formação, recorreu-se à concepção materialista da história | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
Descrição: dc.description | Abstract: This study aimed to analyze the training proposal of the “Political, Syndical and Educational Training Program”, presented by the Public Education Workers’ Union, the APP-Union (Association of Teachers of Parana), jointly with the CNTE (National Confederation of Workers in Education), between 27 and 29 In order to achieve this goal, part of the didatic material (coursepacks), which integrates the training course, was investigated In summary, the present research detected not only the potentialities held by the training proposal of the APP-Union training program, but also the limits of its training pedagogy, oriented to its base of teachers and employees that work at public schools, where there is the intention of raising the level of political and critical awareness of the whole category In general, it was checked that the material brings implications to the political development process of teachers linked to the APP, once the class society is portrayed in a dichotomous and superficial way, depriving the characteristics of class struggle and its ideological impingement In addition, this paper verified that the material unites a wide range of authors from distinct philosophical standpoints, which are not properly articulated as to reveal the evolutionary process of liberal thought and the critique concerning it, resulting in a kind of theoretical and methodological eclecticism Materialist conception of history was adopted to analyze and investigate the training program | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Mestrado | - |
Relação: dc.relation | Educação | - |
Relação: dc.relation | Centro de Educação, Comunicação e Artes | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Política e educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sindicatos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação e Estado | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sociologia educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educational sociology | - |
Título: dc.title | Educação política e consciência crítica : o Programa de Formação Político, Sindical e Educacional da APP-Sindicato (2007-2009) | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: