Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Hirota, Ercília Hitomi [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Guadanhim, Sidnei Junior | - |
Autor(es): dc.contributor | Fazenda, Patrícia Tzortzopoulos | - |
Autor(es): dc.contributor | Fabrício, Márcio Minto | - |
Autor(es): dc.creator | Ozório, Karina Beatriz Kreling | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T12:53:08Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T12:53:08Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13858 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/976533 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: A formação de equipes multidisciplinares para o desenvolvimento de projetos de edificações tem sido uma característica recorrente na indústria da construção civil O objetivo da formação de equipes é reunir especialidades para trabalharem em prol de uma meta comum: o projeto Apesar do esforço dos agentes das equipes, ainda se observam falhas na fase de execução decorrentes do processo de desenvolvimento do projeto O gerenciamento consistente do desenvolvimento de projeto favorece a eficiência do trabalho desenvolvido pelas equipes A fase inicial desse processo é o período no qual os projetistas tendem a observar e refletir mais sobre os problemas e as soluções de projeto Este trabalho apresenta recomendações para o Gerenciamento de Desenvolvimento de Projeto de edificações, desenvolvidos em equipes multidisciplinares com foco na colaboração, na fase inicial O método de pesquisa envolveu a realização de uma análise documental da gestão de um processo de projetos desenvolvido em equipe na fase de anteprojeto cujo propósito foi a elaboração do protocolo de coleta de dados de um Estudo de Caso, onde foram identificados e analisados os seguintes elementos: agentes envolvidos, decisões tomadas e recursos de gerenciamento Os resultados da análise permitiram identificar papéis e dependências entre os agentes envolvidos, caracterizar o processo de tomada de decisão e propor recomendações para utilização de recursos de gerenciamento que promovem a colaboração | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em Engenharia de Edificações e Saneamento) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Tecnologia e Urbanismo, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Edificações e Saneamento | - |
Descrição: dc.description | Abstract: The formation of multidisciplinary teams to develop building projects has been a recurrent feature in the construction industry The objective for this team formation is to gather expertise to work towards a common goal: the project Despite the efforts of the team members, it is still observed that failures occur during the production phase that arise from the design development phase The consistent management contributes to the efficiency of the work done by the members of the teams The initial phase is the period in which designers tend to observe and reflect more about the problems and design solutions This paper presents recommendations for Design Development Management in building projects developed by multidisciplinary teams, focused on collaboration in the initial phase The research method involved a document analysis of a design team’s management process during the schematic design phase in order to obtain a protocol for collecting data from a case study In the case study, the following elements were identified and analyzed: team members involved, decisions made and management resources The results of the analyses allowed the identification of roles and dependencies among the team members, characterizing the decision making process and proposing recommendations for the use of management resources that promote collaboration | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Mestrado | - |
Relação: dc.relation | Engenharia de Edificações e Saneamento | - |
Relação: dc.relation | Centro de Tecnologia e Urbanismo | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Edificações e Saneamento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Edificações | - |
Palavras-chave: dc.subject | Projetos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Equipe multidisciplinar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Processo decisório | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dicision processes | - |
Palavras-chave: dc.subject | Building design | - |
Título: dc.title | Recomendações para o gerenciamento de equipes multidisciplinares no desenvolvimento de projeto de edificações, com foco na colaboração | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: