Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Galembeck, Paulo de Tarso [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Migliozzi, Luiz Carlos | - |
Autor(es): dc.contributor | Caldana, Magali de Lourdes | - |
Autor(es): dc.creator | Braz, Carola Lopes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T12:53:03Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T12:53:03Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11107 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/976505 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Este trabalho analisa a importância das marcas de subjetividade e intersubjetividade na construção de textos orais colaborando na interação entre os interlocutores São analisados processos de construção do texto (hesitação, paráfrase, parênteses, correção, repetição, digressão) e marcas específicas de subjetividade e intersubjetividade representadas por pronomes e verbos na primeira e segunda pessoas do singular e do plural, além de marcadores conversacionais (tio de marca, quem produz a marca de subjetividade, a quem se dirigem as marcas produzidas pelo falante, grau de envolvimento, relação com o desenvolvimento tópico, valor de atenuação) O corpus de análise é formado por trechos de inquéritos retirados do projeto NURC/SP e NURC/RJ, dos tipos diálogo entre dois informantes e elocuções formais, de números 62, 343, 356 e 45 Por meio das análises, verificou-se que ambos os tipos de inquéritos apresentam marcas de subjetividade e intersubjetividade, fundamentais para a construção do texto oral | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem | - |
Descrição: dc.description | Abstract: This study analyzes the importance of subjectivity and intersubjectivity markers in the construction of oral texts in contributing with the interaction between interlocutors Processes of text construction (hesitation, paraphrase, parenthesis, correction, repetition, digression) and specific subjectivity and intersubjectivity markers represented by pronouns and verbs in the first and second person singular and plural, as well as conversational markers (type of marker, who produces the subjectivity marker, to whom the markers produced by the speaker are directed to, degree of involvement, relation with topic development, attenuation value) are analyzed The corpus of analysis consists of excerpts from inquiries taken from the project NURC/SP and NURC/RJ, of types of dialogue between two of informants and formal utterances, of numbers 62, 343, 356 and 45 Through analysis, it was verified that both types of inquiries present subjectivity and intersubjectivity markers, fundamental for the construction of oral text | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Mestrado | - |
Relação: dc.relation | Estudos da Linguagem | - |
Relação: dc.relation | Centro de Letras e Ciências Humanas | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Subjetividade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Diálogo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Análise do discurso | - |
Palavras-chave: dc.subject | Subjectivity | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dialogism | - |
Palavras-chave: dc.subject | Spoken language | - |
Título: dc.title | Marcas de subjetividade e intersubjetividade em textos orais | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: