Os gêneros textuais no ensino de espanhol : análise de uma coleção de livros didáticos de E/LE

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorNascimento, Elvira Lopes [Orientador]-
Autor(es): dc.contributorMenegassi, Renilson José-
Autor(es): dc.contributorDurão, Adja Balbino de Amorim Barbieri-
Autor(es): dc.creatorLugli, Viviane Cristina Poletto-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-15T12:52:56Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-15T12:52:56Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-01-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-01-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-15-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/10476-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/976472-
Descrição: dc.descriptionResumo: O objetivo desta pesquisa foi analisar a coleção de livros didáticos Español Sin Fronteras, com o fim de verificar se os gêneros textuais neles presentes e as suas respectivas atividades correspondem aos interesses dos alunos que estudam espanhol com esse material O propósito do trabalho foi também verificar, a partir do enfoque de gêneros textuais, as capacidades de linguagem que as atividades propostas pelos livros didáticos da coleção podem desenvolver nos alunos usuários do material, bem como observar a concepção de língua subjacente aos livros didáticos e as abordagens teórico-metodológicas que embasam as atividades sugeridasA pesquisa se caracteriza como bibliográfica e diagnóstica e defende a necessidade de o trabalho proposto pelos livros didáticos conceber os gêneros textuais como objetos de ensino, para a partir deles, desenvolver capacidades de linguagem nos aprendizes Ela pretende também mostrar a necessidade de se avaliar o livro didático de acordo com o seu contexto de uso O embasamento teórico é composto, principalmente, pelos estudos sobre gêneros textuais/discursivos (BAKHTIN,1997/1981; BRONCKART, 1999; DOLZ; SCHNEUWLY, 24; SCHNEUWLY, 24; ROJO; BATISTA, 23; CRISTOVÃO, 21) Os resultados mostram a inadequação dos livros da coleção em relação ao contexto social em que são usados-
Descrição: dc.descriptionDissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem-
Descrição: dc.descriptionAbstract: The objective of this research is to analyze the school books Espanol sin fronteras and verify if the text genders presented on it correspond to the students’ interests The paper also verifies the language skills the book activities can improve on the students and point the language conceptions presented by the book and its theoretical-methodological approaches The research if characterizes as bibliographical and disgnostic and defends that text genders must be presented by the school books as teaching objects so that the students may develop their language skills The research intends to defend that the text books must be analyzed according to the social context it is included The theory used is based on studies about text/discourse genders: (BAKHTIN,1997/1981; BRONCKART, 1999; DOLZ; SCHNEUWLY, 24; SCHNEUWLY, 24; ROJO; BATISTA, 23; CRISTOVÃO, 21) The results show that the text books do not match with the social context it is used-
Descrição: dc.descriptionResumen: El objetivo de esta investigación fue analizar la colección de libros didácticos Español Sin Fronteras, con el propósito de averiguar si los géneros textuales presentes y sus respectivas actividades corresponden a los intereses de los alumnos que-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationMestrado-
Relação: dc.relationEstudos da Linguagem-
Relação: dc.relationCentro de Letras e Ciências Humanas-
Relação: dc.relationPrograma de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem-
Palavras-chave: dc.subjectLíngua espanhola-
Palavras-chave: dc.subjectEstudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectLivros didáticos-
Palavras-chave: dc.subjectAvaliação-
Palavras-chave: dc.subjectSpanish language-
Palavras-chave: dc.subjectTextbooks-
Palavras-chave: dc.subjectStudy and teaching-
Título: dc.titleOs gêneros textuais no ensino de espanhol : análise de uma coleção de livros didáticos de E/LE-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da UEL - RIUEL

Não existem arquivos associados a este item.