O lugar da pesquisa na formação inicial de professores do curso de pedagogia e as suas confluências com a modalidade EaD

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSantana, Andréia da Cunha Malheiros [Orientador]-
Autor(es): dc.contributorOliveira, Marta Regina Furlan de-
Autor(es): dc.contributorMilitão, Andréia Nunes-
Autor(es): dc.creatorCardoso, Mariana Civalsci-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-15T12:52:54Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-15T12:52:54Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-01-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-01-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-15-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/10137-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/976462-
Descrição: dc.descriptionResumo: Na presente pesquisa, serão elencadas questões referentes à formação de professores do curso de Pedagogia, apresentando reflexões sobre a modalidade da Educação a Distância de uma instituição privada como mecanismo de aceleração da formação docente e, consequentemente, refletindo sobre a precarização da formação inicial docente Desse modo, o objetivo geral desta pesquisa se pauta em, compreender como se constitui a formação inicial de professores e sua confluência com a modalidade de ensino EaD Destarte, buscou-se refletir e problematizar, a partir da teoria crítica, sobre como tem se constituído a formação inicial de professores, sua confluência com a modalidade EaD e a possibilidade da emancipação do conhecimento dos alunos do curso de Pedagogia à luz da disciplina de Metodologia da Pesquisa, no sentido do despertamento de uma consciência crítica no professor pesquisador O governo brasileiro viu nesse modelo de curso um meio de compensar a falta de vagas nas universidades públicas Como método de investigação foi proposto o uso da análise de conteúdo como estratégia metodológica em uma pesquisa qualitativa e bibliográfica, na qual foi analisado o currículo do curso de Pedagogia na modalidade EaD, tendo como base pensadores como: Saviani (27), Adorno (1995), Brzezinski (21), Gatti (21), Meszáros (21), entre outros Concluiu-se que a forte influência das ideologias tecnocratas para o Ensino Superior com a promessa da democratização do ensino para uma ascensão social resultam na busca constante dos cursos aligeirados para garantir um lugar no mercado de trabalho que oferecem uma formação pela lógica da razão instrumental proporcionando uma formação técnica sem a necessidade de reflexão crítica-
Descrição: dc.descriptionDissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em Educação-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationMestrado-
Relação: dc.relationEducação-
Relação: dc.relationCentro de Educação, Comunicação e Artes-
Relação: dc.relationPrograma de Pós-Graduação em Educação-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores-
Palavras-chave: dc.subjectFormação-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino a distância-
Palavras-chave: dc.subjectTeacher training-
Palavras-chave: dc.subjectDistance education-
Título: dc.titleO lugar da pesquisa na formação inicial de professores do curso de pedagogia e as suas confluências com a modalidade EaD-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da UEL - RIUEL

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