Ensino de inglês para alunos com deficiência : um balanço da produção acadêmica em Educação e Letras/Linguística

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMeletti, Silvia Márcia Ferreira [Orientador]-
Autor(es): dc.contributorBueno, José Geraldo Silveira-
Autor(es): dc.contributorEl Kadri, Michele Salles-
Autor(es): dc.contributorGonçalves, Taísa Grasiela Gomes Liduenha-
Autor(es): dc.creatorCabral, Vinícius Neves de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-15T12:52:47Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-15T12:52:47Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-01-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-01-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-15-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/9133-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/976428-
Descrição: dc.descriptionResumo: Com base no Materialismo Histórico-Dialético-Cultural, esta pesquisa se propõe, por meio de um balanço (2-216) das teses e dissertações dos programas de pós-graduação em Letras/Linguística e Educação do Brasil, a catalogar e analisar as produções que tivessem como foco o ensino de inglês para alunos com deficiência A análise das pesquisas se justifica na compreensão da produção cultural intelectual como exercício ambíguo da expressão da cultura e da possibilidade de crítica e descolamento da cotidianidade e do senso comum Busca-se encontrar nos trabalhos, possíveis contradições entre o papel da pesquisa como fonte de crítica e transposição ou conservação da ordem social vigente A pesquisa se caracteriza como estudo bibliográfico e teve como fonte de dados as páginas dos programas de pós-graduação das áreas supracitadas Os programas foram acessados por meio da Plataforma Sucupira, a base de dados da pós-graduação brasileira, supervisionada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior Foram consultados 178 programas e catalogadas 46 256 dissertações e teses Destas, 2 dissertações e três teses tinham o foco procurado Acessou-se e analisou-se 2 trabalhos Os resultados indicam a concentração da pós-graduação nessas áreas concentrada no Sudeste e Sul do país, evidenciando a necessidade do atendimento público à pós-graduação nas outras regiões A análise dos trabalhos aponta: 1) para o preocupante esvaziamento teórico da pesquisa em Ciências Humanas, dando voz ao senso comum dentro da produção intelectual; 2) e consequente contradição entre a concepção da deficiência como social e as propostas de ensino de inglês para alunos com deficiência; 3) o foco das pesquisas na visão do professor como incapaz de ensinar; 4) a percepção do espaço segregado de ensino como melhor possibilidade e 5) a necessidade de pesquisas que tenham como objetivo principal propostas e testes de atividades para ensino de inglês para alunos com deficiência-
Descrição: dc.descriptionDissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em Educação-
Descrição: dc.descriptionAbstract: This research, shaped by the theoretical and methodological framework of Dialectical, Historical, and Cultural Materialism, aimed to analyse the scientific production of the areas of Letras/Linguística and Educação focused on the teaching of English to students with disabilities All theses and dissertations written between 2 and 216 were catalogued, as a means to reach such researches The objective was to find possible contradictions in the role of the research, which is understood as both a means of conservation and transformation of the common sense This bibliographic study collected the data on the websites of the Brazilian graduate programs of the proposed areas The programs were accessed in the Plataforma Sucupira, a data platform supervised by the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES) Only 2 theses and three dissertations with the theme proposed were found, out of 46 256 from 178 programs The results indicate a concentration of graduate public policies in the Southeast and South of Brazil, while other pauperized regions lack attention from the government to develop their graduate programs The analyses of the contradictions of the 2 works found reveal: 1) the lack theoretical background in the researches in the Humanities and the influence of common sense in the area; 2) the consequent contradiction between the social concept of disability and the teaching considerations proposed; 3) the focus on the incompetence of the public teacher to teach; 4) the understanding of the segregated space of teaching as the best option to disabled students and 5) the need of researches which focus on the development of activities to students with disabilities-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationMestrado-
Relação: dc.relationEducação-
Relação: dc.relationCentro de Educação, Comunicação e Artes-
Relação: dc.relationPrograma de Pós-Graduação em Educação-
Palavras-chave: dc.subjectEducação especial-
Palavras-chave: dc.subjectLíngua inglesa-
Palavras-chave: dc.subjectEstudantes deficientes-
Palavras-chave: dc.subjectLinguística aplicada-
Palavras-chave: dc.subjectSpecial education-
Palavras-chave: dc.subjectStudy and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectStudents with disabilities-
Palavras-chave: dc.subjectApplied Linguistics-
Palavras-chave: dc.subjectEnglish language-
Título: dc.titleEnsino de inglês para alunos com deficiência : um balanço da produção acadêmica em Educação e Letras/Linguística-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da UEL - RIUEL

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