Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Brener, Fernanda Machado | - |
Autor(es): dc.contributor | Chimentão, Lilian Kemmer | - |
Autor(es): dc.contributor | Brossi, Giuliana Castro | - |
Autor(es): dc.creator | Chagas, Talita Battalini de Deus da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T12:52:46Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T12:52:46Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-22 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/18282 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/976423 | - |
Descrição: dc.description | Este relato de desenvolvimento do produto educacional surge da minha experiência como professora de inglês na educação infantil (EI), onde identifiquei uma dificuldade recorrente na minha prática docente: a efetiva integração dos campos de experiência propostos pela BNCC (Brasil, 2017) para a educação infantil nas aulas de inglês. Esta lacuna na minha formação suscitou inquietações sobre como poderia oferecer suporte aos colegas docentes nessa área específica. Nesse contexto, propus o desenvolvimento de um produto educacional para auxiliar professores de língua inglesa que trabalham ou desejam trabalhar na EI. Assim sendo, o objetivo desta pesquisa é apresentar um produto educacional que alie as potencialidades da contação de histórias, sob uma abordagem multimodal (Kalantzis; Cope; Pinheiro, 2020), como forma de explorar os cinco campos de experiências propostos pela BNCC para a educação infantil (o eu, o outro e o nós; corpo, gestos e movimento; fala, escuta, pensamento e imaginação; traços, sons, cores e formas; espaço, tempos, quantidades, relações e transformações) (Brasil, 2017). O produto educacional (e-book) visa explorar as multimodalidades por meio da contação de histórias infantis, fornecendo aos professores ferramentas práticas para sua implementação em sala de aula. Nesse relato apresento as etapas de desenvolvimento do produto educacional: primeiramente foram estabelecidos critérios para a seleção de uma obra literária adequada, depois, apresento o livro escolhido, sugestões de atividades alinhadas aos campos de experiências da BNCC e um exemplo de unidade didática. Espera-se que este trabalho contribua para a formação dos professores de Língua Inglesa que atuem na EI, capacitando-os na elaboração de planos de aula que atendam às exigências da BNCC. Além disso, busca-se fomentar o desenvolvimento dos docentes em relação ao entendimento e aplicação das multimodalidades no processo de ensino, preparando-os para enfrentar os desafios contemporâneos da educação infantil. | - |
Descrição: dc.description | This report on the development of the educational product arises from my experience as an English teacher in early childhood education (ECE), where I identified a recurring challenge in my teaching practice: the effective integration of the experience fields proposed by the BNCC (Brazil, 2017) for early childhood education in English classes. This gap in my training led to concerns about how I could offer support to fellow teachers in this specific area. In this context, I proposed the development of an educational product to assist English language teachers working or wishing to work in ECE. Thus, the aim of this report on the development of the educational product is to present an educational tool that combines the potential of storytelling, under a multimodal approach (Kalantzis; Cope; Pinheiro, 2020), as a way to explore the five experience fields proposed by the BNCC for early childhood education (o eu, o outro e o nós; corpo, gestos e movimento; fala, escuta, pensamento e imaginação; traços, sons, cores e formas; espaço, tempos, quantidades, relações e transformações) (Brazil, 2017). The educational product seeks to explore multimodalities through the storytelling of children's stories, providing teachers with practical tools for implementation in the classroom. In this report, I present the stages of development of the educational product: first, criteria for selecting an appropriate literary work were established, followed by the presentation of the chosen book, suggestions for activities aligned with the experience fields of the BNCC, and an example of a didactic unit. It is hoped that this work will contribute to the training of English language teachers in ECE, equipping them to develop lesson plans that meet the requirements of the BNCC. Additionally, it seeks to foster the development of teachers' understanding and application of multimodalities in the teaching process, preparing them to face the contemporary challenges of early childhood education. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | CLCH - Departamento de Letras Estrangeiras e Modernas | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Letras Estrangeiras Modernas | - |
Relação: dc.relation | Universidade Estadual de Londrina - UEL | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Inglês para crianças | - |
Palavras-chave: dc.subject | Campos de experiência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de professores | - |
Palavras-chave: dc.subject | Multiletramentos | - |
Palavras-chave: dc.subject | BNCC | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação infantil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Língua inglesa - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Multiletramento - Crianças | - |
Palavras-chave: dc.subject | Base Nacional Comum Curricular | - |
Palavras-chave: dc.subject | Prática docente | - |
Palavras-chave: dc.subject | Lingüística, Letras e Artes - Lingüística | - |
Palavras-chave: dc.subject | Lingüística, Letras e Artes - Lingüística | - |
Palavras-chave: dc.subject | English teaching for children | - |
Palavras-chave: dc.subject | Experience fields | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teacher training | - |
Palavras-chave: dc.subject | Multiliteracies | - |
Palavras-chave: dc.subject | BNCC | - |
Palavras-chave: dc.subject | Early childhood education | - |
Palavras-chave: dc.subject | English language - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Multiliteracy - Children | - |
Palavras-chave: dc.subject | Common National Curriculum Base | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching practice | - |
Título: dc.title | As aulas de inglês e a base nacional comum curricular : explorando multimodalidades e os campos de experiência no ensino de inglês na educação infantil | - |
Título: dc.title | The english classes and the national common curricular base(BNCC) : exploring multimodalities and the experience areas in english teaching in early childhood education | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: