
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Altimari, Leandro Ricardo [Orientador] | - |
| Autor(es): dc.contributor | Stanganelli, Luiz Cláudio Reeberg | - |
| Autor(es): dc.contributor | Andrade, Telma Gonçalves Carneiro Spera de | - |
| Autor(es): dc.creator | Kanthack, Thiago Ferreira Dias | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T12:52:44Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T12:52:44Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15059 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/976413 | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: Este estudo investigou os efeitos agudos da imagética motora (IM) sobre o desempenho de atletas de basquetebol Para tanto 3 estudos foram elaborados Inicialmente uma revisão sistemática específica sobre a utilização da imagética motora em atletas levantou os principais achados e lacunas da literatura Em seguida um estudo piloto envolvendo 11 atletas juniores de basquetebol do sexo masculino, que realizaram a sessão de imagética motora + vídeo, com posterior teste de desempenho envolvendo 1 lances livres seguidos Também foi avaliado a percepção de autoeficácia, através do questionário EAEGP, antes e após a sessão de imagética A intervenção foi capaz de causar com 84% de chance, um efeito benéfico sobre os dois primeiros arremessos convertidos, entretanto, a percepção de autoeficácia não sofreu alteração Por fim, um terceiro estudo envolvendo também atletas juniores de basquete (n=9), utilizou-se de uma intervenção mais ecológica Os atletas forma submetidos a sessões de imagética tanto estática (IE) quanto dinâmica (ID), em situações de fadiga (F) ou somente aquecidos (C) Para elevar o estado de cansaço dos atletas foi utilizado o teste de Shuttle-run 2 metros Foram avaliadas a frequência cardíaca, nível de cansaço (escala de OMNI), nível de imagética (Escala likert de 1-6) e desempenho no teste de lance livre (até 5 arremessos), averiguando tanto arremessos convertidos quanto precisão dos arremessos Todas as condições foram superior a condição C Quando descansados a ID se mostrou superior a IE, entretanto quando levados a um estado de fadiga a IE causou os maiores efeitos encontrados, enquanto a ID não mais foi efetiva além da própria fadiga, a qual também se mostrou benéfica em relação a condição C O fator emocional envolvido na imagética ainda se mantém incerto Assim sendo, a ID e a IE possuem momentos específicos dentro de um jogo para serem utilizadas com maior especificidade | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação Física e Esporte, Programa de Pós-Graduação em Educação Física | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: This study investigated the acute effects of motor imagery (MI) on basketball athletes performance For such 3 studies were conducted Firstly a systematic review regarding the MI use on athletes rised the main findings and gaps in the literature, the main results were the absence of studies using motor imagery acutely, the new perspective with the dynamic imagery and the MI accuracy lost caused by fatigue Next, a pilot study with 11 male junior basketball athletes, which performed a motor imagery session + video, with posterior free-throw performance test (1 consecutives free-throws) Still the self-efficacy perception was evaluated before and after the MI session The intervention were capable of causing, with 84% of chance, a beneficial effect until 2 free-throws, however the self-efficacy perception didn’t sufer modifications For last, a third study also with junior basketball players (n=9) employed a more ecological approach The athletes underwent motor imagery sessions, both motionless (IE) and dynamic (ID), in fatigue situation (F) ou only warmed (C) To elevate the fatigue level of the athletes the 2 meters Shuttle-run teste was used until exhaustion Were measured the heart rate, fatigue level (OMNI scale), imagery level (Likert scale of 1 to 6) and free-throw performance (until 5 shots), ascertaining both converted shots and and shots precision All conditions were superior to C When rested the ID was superior to IE, however once the athletes were fatigued the IE caused the biggest effects founded, and the ID was no more effective beyond the fatigue itself, which was also benficial when compared to C The emoctional effect is still uncertain Thus, ID and IE are to be used in specific moments inside a game with better specificity | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Relação: dc.relation | Mestrado | - |
| Relação: dc.relation | Educação Física | - |
| Relação: dc.relation | Centro de Educação Física e Esportes | - |
| Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física UEM/UEL | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Jogadores de basquetebol | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Fadiga | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Basquetebol | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Imagética motora | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Basketball players | - |
| Título: dc.title | Imagética motora : efeito sobre o desempenho de lance livre no basquetebol | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: