
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Almeida, Paulo Roberto [Orientador] | - |
| Autor(es): dc.contributor | Almeida, Ana Lúcia de Campos | - |
| Autor(es): dc.contributor | Santana, Andréia da Cunha Malheiros | - |
| Autor(es): dc.creator | Silvestre, Edimarães | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T12:52:35Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T12:52:35Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16196 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/976369 | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: O texto tece reflexões sobre o ensino de Língua Portuguesa em um Colégio localizado em Terra Indígena Nessa localidade residem e convivem três etnias: kaingang, guarani e xetá Reflete sobre o Português como língua de integração essas etnias e a sua relação com as questões metodológicas da Educação Escolar para alunos índios Situa São Jerônimo da Serra no contexto da formação da província paranaense e a formação da rede escolar municipal Faz considerações a respeito do bilinguismo e do multilinguísmo entre os moradores e alunos que convivem nessa Terra Indígena Estuda a aquisição e o ensino da Língua Portuguesa como segunda língua Analisa as questões de grade curricular e o espaço que as línguas ocupam no currículo de uma escola indígena Informa sobre os documentos legais que embasam o Ensino em Terras Indígenas Questiona as formas como o ensino de Português para indígenas tem sido enfocado Estuda a necessidade de que haja a formação de um currículo próprio para essas escolas para assegurar o eficiente aprendizado levando em consideração as especificidades desses povos | - |
| Descrição: dc.description | Trabalho de Conclusão Final (Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: This dissertation makes some reflections about Portuguese Language and in a High school located in an Indian Land In that territory live three different ethnicals people: kaingang, guarani and xetá It reflects about The Portuguese like Language for integration among these three ethnicity and its relationship with methodological questions of Scholarship Education for Indian students It situates São Jerônimo da Serra in the context of the Paraná Province and its historical beginning It considers about blilingiualism and multilingualism among residents and the students who live in that Indian Land It studies the formation of Portuguese like Second language It analyzes the space for Languages (Portuguese and natives) in the school teaching for Indians students It informs about legal documents that makes the baseline for the learning and teaching in Indian Lands It questions the ways of teaching of Portuguese Language for indians has been made It studies the necessity to create a curriculum adequated for those schools to secure an efficient learning that considers the specialties of those people | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Relação: dc.relation | Mestrado Profissional | - |
| Relação: dc.relation | Letras | - |
| Relação: dc.relation | Centro de Letras e Ciências Humanas | - |
| Relação: dc.relation | Programa de Pós-graduação em Letras | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Língua portuguesa | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Estudo e ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Índios | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Bilinguismo | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Bilingualism | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Indians | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Education - Brazil | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Portuguese language - Study and teaching | - |
| Título: dc.title | Língua portuguesa em escola indígena : reflexões e contribuições para um ensino bilíngue | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: