Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Silva, Jacicarla Souza da [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Leite, Suely | - |
Autor(es): dc.contributor | Ferreira, Cláudia Cristina | - |
Autor(es): dc.creator | Aquino, Isandra Cristiane Ramalho de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T12:52:27Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T12:52:27Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15773 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/976336 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Tendo em vista que, no Brasil, desde 23, com a criação da Secretaria de Políticas para Mulheres, se concretizou a orientação para a inserção do debate sobre Gênero no âmbito escolar, este artigo tem o objetivo de realizar um estudo sobre a presença da discussão em torno das questões de Gênero nos livros didáticos de espanhol El arte de leer español, Síntesis, Enlaces – Español para jóvenes brasileños e Cercanía Joven, propostos pelo PNLD de 212 e 215 para o Ensino Médio na rede pública de ensino Para isso, esta pesquisa visa analisar a expressividade literária de autoras hispânicas nos conteúdos e nos temas apresentados nesses materiais didáticos Desta forma, o estudo inicia-se com uma análise dos livros didáticos selecionados, com o intuito de observar tanto a presença de textos de autoria feminina como as reflexões que eles apresentam no que tange às relações de Gênero no contexto atual Em seguida apresenta-se uma proposta de atividade didática para ser aplicada em sala de aula a fim de auxiliar a prática docente no que diz respeito à abordagem dessa temática, que representa um desafio no atual contexto escolar | - |
Descrição: dc.description | Trabalho de Conclusão Final (Mestrado Profissional em Letras Estrangeiras Modernas) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras Estrangeiras Modernas | - |
Descrição: dc.description | Abstract: In view that, in Brazil, since the creation of the Office of Policies for Women in 23, the orientation for the insertion of the debate on Gender at the school environment has been put in effect, this article has the goal of studying the presence of the discussion about Gender issues in the Spanish school books El arte de leer español, Síntesis, Enlaces - Español para jóvenes brasileños and Cercanía Joven, proposed by the PNLD of 212 and 215 for High School in the public education network In order to do so, this research aims at analyzing the literary expressivity of Hispanic female authors in the content and subjects presented in those school materials Thus, the study starts with an analysis of the selected school books, with the intention of observing both the presence of female-written articles and the reflexions they present regarding Gender relations within the current context Next, a school activity to be applied in the classroom in order to help the teaching practice in reference to approaching this subject, which is a challenge in the current school context, is proposed | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Mestrado Profissional | - |
Relação: dc.relation | Letras Estrangeiras Modernas | - |
Relação: dc.relation | Centro de Letras e Ciências Humanas | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Letras Estrangeiras Modernas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Língua espanhola | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Língua espanhola | - |
Palavras-chave: dc.subject | Livros didáticos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escritos de mulheres | - |
Palavras-chave: dc.subject | Spanish language | - |
Palavras-chave: dc.subject | Women and literature | - |
Palavras-chave: dc.subject | Study and teaching | - |
Título: dc.title | Expressividade literária de autoria feminina nos livros didáticos de língua espanhola sugeridos pelo PNLD de 2012 e 2015 | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: