Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Almeida, Lourdes Maria Werle de | - |
Autor(es): dc.contributor | Tortola, Emerson | - |
Autor(es): dc.contributor | Souza, Elizabeth Gomes | - |
Autor(es): dc.contributor | Pereira, Rudolph dos Santos Gomes | - |
Autor(es): dc.contributor | Pinto, Thiago Pedro | - |
Autor(es): dc.creator | Seki, Jeferson Takeo Padoan | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T12:52:25Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T12:52:25Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-03-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-03-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-22 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/18615 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/976327 | - |
Descrição: dc.description | O uso difuso do termo aprendizagem na área de pesquisa em Modelagem Matemática na Educação Matemática torna-se terreno fértil para instauração de aplicações dogmáticas de imagens acerca da aprendizagem e da matemática, gerando dificuldades de compreensão acerca de sua significação e de como ela se dá. Nesse cenário, a presente pesquisa visa estruturar uma visão panorâmica da aprendizagem em atividades de modelagem matemática a partir de uma perspectiva wittgensteiniana. Essa estruturação desdobra-se em três movimentos, que busca ver concatenações acerca dos diversos usos do termo aprendizagem no âmbito da Modelagem Matemática na Educação Matemática. No primeiro movimento, descreve-se gramaticalmente os entendimentos de aprendizagem e as inferências sobre a aprendizagem a partir das ações de estudantes em publicações da literatura, o que resultou em uma compreensão constituída por uma tecitura de semelhanças de família entre traços característicos da aprendizagem. No segundo movimento, com a finalidade de trazer elementos para caracterizar diferentes modos de ver a aprendizagem, descreve-se os jogos de linguagem associados à aprendizagem que emergem do desenvolvimento de atividades de modelagem matemática por estudantes diferentes de dois contextos, uma disciplina Introdução às Equações Diferenciais Ordinárias e uma disciplina Modelagem Matemática na Perspectiva da Educação Matemática, de acordo com duas abordagens distintas do fazer modelagem matemática: a análise de modelos e uma abordagem holística, em que os estudantes realizam o processo completo do ciclo de modelagem matemática, respectivamente. No terceiro movimento, o caminho é estabelecer diálogos entre os dois primeiros movimentos, de modo a ver relações internas entre a aprendizagem nos diferentes jogos de linguagem identificados no segundo movimento e os traços característicos identificados na literatura. A visão panorâmica estruturada fornece indicativos para: constituição de modos de ver a aprendizagem em modelagem matemática, que pode se caracterizar de modos diferentes ao utilizar distintas abordagens; uma compreensão da modelagem matemática como atividade linguística, cujas condições de aprendizagem se dão internas à linguagem e aprender pode ser interpretado como aprender a aplicar regras de jogos de linguagem que dão forma e significado ao fazer modelagem, evitando-se com isso o emprego de atitude dogmáticas que buscam fundamentos últimos para aprendizagem em um mundo platônico, mental ou ideal. | - |
Descrição: dc.description | The diffuse use of the term learning in the research area of Mathematical Modelling in Mathematics Education becomes fertile ground for the establishment of the dogmatic application of images about learning and mathematics, generating difficulties in understanding its meaning and how it occurs. In this scenario, this research aims to structure a perspicuous representation of learning in mathematical modelling activities from a wittgensteinian perspective. This structuring unfolds into three movements, which seek to see concatenations about the various uses of the term learning. In the first movement, the understandings of learning and modelling are grammatically described, the inferences about learning from the actions of students in literature publications, which resulted in an understanding constituted by a weaving of family similarities between characteristic traits of the learning. In the second movement, with the purpose of bringing elements to characterize different ways of seeing learning, we describe the language games associated with learning that emerge from the development of mathematical modelling activities by students from different contexts, a discipline Introduction to Equations Ordinary Differentials and a discipline Mathematical Modelling in the Perspective of Mathematics Education, according to two distinct approaches to doing mathematical modeling: model analysis and a holistic approach, respectively. In the third movement, the path is to establish dialogues between the first two movements, to see internal relationships between learning in the different language games identified in the second movement and the characteristic traits identified in the literature. The structured perspicuous representation provides indications for: constitution of ways of seeing learning in mathematical modelling, which can be characterized in different ways when using different approaches; an understanding of mathematical modelling as a linguistic activity, whose learning conditions are internal to language and learning can be interpreted as learning to apply language game rules that give form and meaning to modelling, thus avoiding the use of attitude dogmatic that seek ultimate foundations for learning in a platonic, mental or ideal world. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | CCE - Departamento de Matemática | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática | - |
Relação: dc.relation | Universidade Estadual de Londrina - UEL | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Modelagem matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Análise de modelos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jogos de linguagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Wittgenstein | - |
Palavras-chave: dc.subject | Imagens na educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciências Exatas e da Terra - Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciências Exatas e da Terra - Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematics education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematical modelling | - |
Palavras-chave: dc.subject | Learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Model analysis | - |
Palavras-chave: dc.subject | Language games | - |
Palavras-chave: dc.subject | Wittgenstein | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pictures in education | - |
Título: dc.title | Uma visão panorâmica da aprendizagem em modelagem matemática | - |
Título: dc.title | A perspicuous representation of mathematical modelling learning | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: