Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Nascimento, Elvira Lopes [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Hila, Cláudia Valéria Doná | - |
Autor(es): dc.contributor | Tonelli, Juliana Reichert Assunção | - |
Autor(es): dc.creator | Pinheiro, Elaine Cristina | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T12:52:23Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T12:52:23Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10608 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/976316 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: A partir dos fundamentos de uma abordagem crítica que pressupõe o letramento enquanto fenômeno plural (BEVILAQUIA, 213; COLAÇO, 212; KLEIMAN, 1995, 21, 26; ROJO, 24, 29, 212), esta Dissertação tem como objetivo investigar, elaborar e implementar um projeto didático com atenção especial aos diferentes componentes que perpassam a reflexão sobre o desenvolvimento de capacidades de alunos e professores de língua portuguesaMotivada pelos apelos para que se abram as portas da escola para “a abordagem pluralista de culturas e a multissemiose” (ROJO e MOURA, 212), assumimos a tese da importância de uma “pedagogia dos multiletramentos” que considere a multiplicidade semiótica de constituição dos textos por meio dos quais as pessoas das diferentes camadas sociais se comunicam A partir de pressupostos do quadro teórico- metodológico do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), principalmente na vertente mais didática (BRONCKART, 1999, 25, 212; DOLZ, SCHENEUWLY, 1998, 24; 29), destacando-se também, o Interacionismo Social (BAKHTIN, 23, 29), também buscamos apoio no quadro teórico do Letramento e Multiletramento (KLEIMAN, 1995, 21, 26; SOARES, 21; ROJO, 29, 212, 214; STREET, 1995, 214), a abordagem metodológica da pesquisa se baseia nos procedimentos de uma pesquisa-ação, em que os dados interpretados qualitativamente são gerados por meio de questionários, oficinas articuladas a uma sequência didática, entrevistas individuais com ativistas do movimento cultural hip hop de Londrina, além de textos produzidos nas aulas, tais como letras de canção rap O contexto empírico da pesquisa foi uma escola pública do norte do Paraná, envolvendo de forma mais específica uma turma multisseriada dos anos finais do ensino fundamental e médio Os resultados evidenciaram que o trabalho didático com foco nos discursos emergentes nas práticas sociais inseridas no movimento cultural hip-hop, por muitos considerado “periférico” por envolverem apreciações ideológicas resistentes a essas práticas, uma vez que sejam apreciados ética e esteticamente como expressões culturais, podem constituir objetos de estudo pelos quais se desenvolvem capacidades de linguagem Os dados emergentes da implementação do projeto didático que teve como alvo principal as letras das canções que emergem do movimento hip hop indiciam fatores envolvidos no uso e funcionamento do rap como um gênero do discurso poético cujo contexto de produção e particularidades linguístico-discursivas fazem desse movimento cultural um instrumento que não pode ser negligenciado no ensino de língua portuguesa | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem | - |
Descrição: dc.description | Abstract: Based in critical approach that presuppose literacy whilst plural phenomenon (BEVILAQUIA, 213; COLAÇO, 212; KLEIMAN, 1995, 21, 26; ROJO, 24, 29, 212), this dissertation aims to investigate, to prepare and to implement a didactic project with special attention to the different components that run through the reflection about students’ and teachers’ knowledge capacity in Portuguese Language Motivated by the calls to open school doors to the “pluralist approach of cultures and multissemiose” (ROJO e MOURA, 212), we adopt the thesis of the importance of multi-literacy pedagogy” that consider the semiotic multiplicity of texts constitution by the ways that people from different social lays communicate From the assumptions from the theoretic-methodological board from Sociodiscursive Interactionism (ISD), mainly in the more didactic slope (BRONCKART, 1999, 25, 212; DOLZ, SCHENEUWLY, 1998, 24; 29), also keeping with the Social Interactionism (BAKHTIN, 23, 29), we also search support in the theoretic board from Literacy and Multi-literacy (KLEIMAN, 1995, 21,26; SOARES, 21; ROJO, 29, 212, 214; STREET, 1995, 214) The methodological approach bases in the research-action procedures, that the qualitatively interpreted data are created by questionnaires, articulated workshops in a didactic sequence, individual interviews with activists from Londrina cultural hip hop movement, besides the texts produced in the classes, like rap song lyrics The empirical context of research was a public school from the north or Paraná, involving by a more specific way a multi-serial class in the final years from basic and medium teaching The results told that the didactical work with focus in emerging discourses in social practices inserted in cultural hip-hop movement, for many considered “peripheral” by involving resistant ideological appreciations to these practices, once appreciated ethic and esthetically like cultural expressions, constitute studying objects that can develop language capacities The emerging data from the implementation of the didactic project that had like main target the lyrics of the songs that emerge from hip hop movement indicate involved factors in the use and running of rap like a poetic discursive genre which production context and linguistic-discursive particularities make this cultural movement an instrument that cannot be neglected in the Portuguese language teaching | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Mestrado | - |
Relação: dc.relation | Estudos da Linguagem | - |
Relação: dc.relation | Centro de Letras e Ciências Humanas | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Hip-hop (Cultura popular jovem) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gêneros textuais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Letramento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Multiletramento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Hip-hop culture | - |
Palavras-chave: dc.subject | Textual genres | - |
Título: dc.title | Hip-hop : rompendo os extramuros da escola para multiletramentos | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: