Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Aguilera, Vanderci de Andrade [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Altino, Fabiane Cristina | - |
Autor(es): dc.contributor | Romano, Valter Pereira | - |
Autor(es): dc.creator | Gholmie, Myriam Rossi Sleiman | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T12:52:20Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T12:52:20Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16735 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/976298 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: O questionamento a respeito da natureza do signo linguístico, que remonta à Antiguidade Clássica, está presente não só no ambiente acadêmico, mas também no imaginário popular: quem nunca se perguntou se os nomes das coisas têm uma razão de ser? A presente Dissertação ingressa nessa discussão com o aporte teórico da semântica motivacional – conduzido mormente por Saussure (1971 [1916]), Ullmann (1964), Guiraud (1976), Alinei (1984) e Contini (29) Com esse suporte, faz uma análise que recobre dois campos semânticos – terra e homem – em dados do Atlas Linguístico do Paraná, de Aguilera (1994), extraídos de entrevistas realizadas em 65 localidades do referido estado, junto a 13 homens e mulheres de origem rural, com pouca ou nenhuma escolaridade e idade entre 27 e 62 anos Desse modo, objetiva averiguar, por meio de um corpus geolinguístico, se os signos são motivados no ato da denominação do referente Especificamente este trabalho tem como propósitos: (i) apresentar uma descrição geolinguística das designações dos paranaenses para os itens lexicais cogumelo e alpargata registradas nas Cartas 38, 39, 4, 41 e 8 do mencionado atlas; (ii) verificar a dicionarização dessas variantes; (iii) analisar tais denominações à luz da semântica motivacional Os resultados deste estudo indicam que as criações lexicais são motivadas na origem, ou seja, refletem uma visão de mundo temporalmente situada e própria de um grupo social, manifestando-se por meio da fala O signo linguístico, nesse sentido, atesta historicamente a convergência entre cultura e linguagem | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem | - |
Descrição: dc.description | Abstract: The nature of the linguistic sign questioning, dating back to Classical Antiquity, is not only present in the academic environment, but also in the popular imaginary: who has never wondered if the things names of have being reason? The present dissertation enters into this discussion with the theoretical contribution of motivational semantics - driven mainly by Saussure (1971 [1916]), Ullmann (1964), Guiraud (1976), Alinei (1984) and Contini (29) With this support, makes an analysis that covers two semantic fields – earth and man - in Paraná Linguistic Atlas, from Aguilera (1994), extracted from interviews carried out in 65 localities of the mentioned state, with 13 men and women of rural origin, with little or no education and age between 27 and 62 years In this way, it aims to ascertain, through a geolinguistic corpus, if the signs are motivated in the act of the referente denomination Specifically, this work has the following purposes: (i) to present a geolinguistic description of the paranaenses designations for the lexical items cogumelo and alpargata recorded in Letters 38, 39, 4, 41 and 8 of the mentioned atlas; (ii) to verify the dictionary of these variants; (iii) to analyze such denominations considering motivational semantics This study results indicate that the lexical creations are motivated at the origin, so that, they temporally reflect a situated and proper worldview of a social group, manifesting through speech The linguistic sign, in this sense, attests the convergence between culture and language historically | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Mestrado | - |
Relação: dc.relation | Estudos da Linguagem | - |
Relação: dc.relation | Centro de Letras e Ciências Humanas | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Língua portuguesa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Variação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Geografia linguística | - |
Palavras-chave: dc.subject | Linguistic geography | - |
Título: dc.title | Motivação na criação lexical : o elo entre cultura e linguagem em dados do Atlas linguístico do Paraná | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: