Identificação de artrópodes e moluscos associados ao morangueiro utilizando a plataforma Moodle

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorVentura, Maurício Ursi [Orientador]-
Autor(es): dc.contributorZequi, João Antonio Cyrino-
Autor(es): dc.contributorZawadneak, Maria Aparecida Cassilha-
Autor(es): dc.creatorRonque, Edson Roberto Vaz-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-15T12:52:17Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-15T12:52:17Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-01-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-01-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-15-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/13813-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/976284-
Descrição: dc.descriptionResumo: A cultura do morango vem se tornando mais importante no Estado do Paraná, sendo cultivado principalmente por pequenos agricultores Atualmente, é considerado pela sociedade como um produto que apresenta riscos à saúde devido à contaminação por agrotóxicos, o que é, confirmado por análises divulgadas pela imprensa Tal fato é devido a diversos fatores, entre eles, a dificuldade de técnicos em identificar artrópodes e moluscos associados à cultura; seu despreparo para utilizar métodos de controle biológico; e dificuldades para sua capacitação/atualização profissional para uso desta tecnologia Este trabalho tem como objetivo avaliar a eficiência de um instrumento de ensino à distância (EAD) na capacitação de profissionais de agricultura, de nível superior e médio, em identificação de artrópodes e moluscos associados à cultura do morangueiro, possibilitando o uso e recomendação de métodos de controle biológico de pragas com artrópodes inimigos naturais, contribuindo para a melhoria da qualidade dos alimentos, no caso o morango, com aumento da segurança para os consumidores, trabalhadores e para o meio ambiente A metodologia utilizada foi a aplicação de treinamento à distância, através do sistema de gestão de aprendizagem – Moodle, para engenheiros agrônomos e técnicos de nível médio, avaliando tal forma de ensino para a validação do método O estudo sugeriu que a metodologia EAD é viável para capacitação e treinamento continuado de profissionais de ciências agrárias no que se refere à apropriação de conhecimentos teóricos, mas que para áreas específicas, com caráter prático mais pronunciado, momentos presenciais em sala de aula, laboratório e campo podem ser imprescindíveis-
Descrição: dc.descriptionDissertação (Mestrado em Agronomia) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Agrárias, Programa de Pós-Graduação em Agronomia-
Descrição: dc.descriptionAbstract: The strawberry crop is becoming more important in Parana State and is cultivated mostly by small farmers It is currently considered by society as a product that presents health risks due to contamination by pesticides, which is confirmed by analysis published in the press This fact is due to several factors, including the difficulty of the technicals to identify the arthropods and molluscs associated with culture, their unpreparedness to use biological control methods, and difficulties for their training / professional development to use this technology This study aims to evaluate the efficiency of an instrument of distance learning (DL) in training of professionals in agriculture, undergraduation and high school levels, in the identification of arthropods and molluscs associated with the strawberry crop, allowing the use and recommendations of methods of biological control of pests with natural enemies arthropods, to increase safety for consumers, workers and the environment The methodology used was the application of DL by the learning management system – Moodle, for agronomists and mid-level technicians, evaluating this form of teaching to validate the method The study suggested that the DL methodology is viable for capacity building and continuous training of professionals in agricultural sciences with regard to the appropriation of theoretical knowledge, but for specific areas, with more pronounced practicality, face moments in the classroom, laboratory and field can be invaluable-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationMestrado-
Relação: dc.relationAgronomia-
Relação: dc.relationCentro de Ciências Agrárias-
Relação: dc.relationPrograma de Pós-graduação em Agronomia-
Palavras-chave: dc.subjectMorango-
Palavras-chave: dc.subjectControle-
Palavras-chave: dc.subjectArtrópode-
Palavras-chave: dc.subjectDoenças e pragas-
Palavras-chave: dc.subjectMolusco-
Palavras-chave: dc.subjectStrawberries-
Palavras-chave: dc.subjectArthropoda-
Palavras-chave: dc.subjectMollusks-
Palavras-chave: dc.subjectDistance education-
Palavras-chave: dc.subjectDiseases and pests - Control-
Título: dc.titleIdentificação de artrópodes e moluscos associados ao morangueiro utilizando a plataforma Moodle-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da UEL - RIUEL

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