
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Xavier, Márcia Rejania Souza | - |
| Autor(es): dc.contributor | Rezende, Maria José de | - |
| Autor(es): dc.contributor | Kastelic, Eloá Soares Dutra | - |
| Autor(es): dc.contributor | Silva, Ileizi Luciana Firelli | - |
| Autor(es): dc.creator | Betelli, Patrícia Oening | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T12:52:16Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T12:52:16Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-06 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-06 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-02-19 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/18427 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/976281 | - |
| Descrição: dc.description | O presente trabalho possui como propósito analisar sobre a implantação do Novo Ensino Médio no Colégio Estadual Indígena Cacique Gregório Kaekchot – EIEFM no Município de Manoel Ribas, levando em consideração se em tal prática os povos indígenas foram ouvidos e respeitados diante da legislação na qual está o amparo da Educação Escolar Indígena. O trabalho possui como objetivo conhecer e analisar o histórico, a legislação e as possibilidades de um ensino que promova os direitos e a valorização das populações indígenas. Como metodologia realizei a analise documental e a observação participante e após a realização da mesma percebo que a implantação do Novo Ensino Médio permanece sendo um meio de controle das classes dirigentes sobre as populações indígenas e a diversidade e a especificidade permanecem se fazendo presentes apenas na legislação e na prática os povos indígenas terão muito o que conquistar e lutar para que a lei seja colocada em vigência de forma significativa. | - |
| Descrição: dc.description | The purpose of this work is to analyze the implementation of the New High School at the Colégio Estadual Indígena Cacique Gregório Kaekchot – EIEFM in the Municipality of Manoel Ribas, taking into account whether in such a practice the indigenous peoples were heard and respected in the face of the legislation in which the support of Indigenous School Education. The objective of this work is to know and analyze the history, legislation and possibilities of a teaching that promotes the rights and appreciation of indigenous populations. As a methodology, I carried out the documentary analysis and participant observation and after carrying out the same I realize that the implementation of the New High School remains a means of control by the ruling classes over indigenous populations and diversity and specificity remain present only in legislation and in practice indigenous peoples will have a lot to conquer and fight for the law to be put into effect in a meaningful way. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Relação: dc.relation | CLCH - Departamento de Ciências Sociais | - |
| Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação Profissional de Sociologia em Rede Nacional | - |
| Relação: dc.relation | Universidade Estadual de Londrina - UEL | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação escolar indígena | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Novo ensino médio | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Legislação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Índios - Educação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino médio | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Índios - Direito | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Sociologia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ciências Humanas - Sociologia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ciências Humanas - Sociologia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Indigenous school education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | New high school | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Legislation | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Indians - Education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | High school | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Indians - Right | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Sociology | - |
| Título: dc.title | Educação escolar indígena : análise da implementação do novo ensino médio para os povos indígenas Kaingang na Terra Indígena Ivaí no município de Manoel Ribas - Paraná | - |
| Título: dc.title | Indigenous school education : analysis of the implementation of the new high school for the Kaingang indigenous peoples in the Ivaí Indigenous Land in the municipality of Manoel Ribas - Paraná | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: