História do cotidiano e ensino de história : concepções teóricas presentes em livros didáticos para o ensino fundamental II (1980-2000)

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAlegro, Regina Célia [Orientador]-
Autor(es): dc.contributorSiman, Lana Mara de Castro-
Autor(es): dc.contributorCunha, Maria de Fátima da-
Autor(es): dc.creatorMorales, Elisa Vermelho-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-15T12:52:07Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-15T12:52:07Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-01-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-01-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-15-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/10275-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/976235-
Descrição: dc.descriptionResumo: Preocupados em preparar os alunos em relação aos conceitos de construção de identidade, respeito à diversidade e percepção de múltiplas temporalidades, consideramos que o trabalho com a História do Cotidiano seria útil na constituição de um tipo específico de conhecimento histórico em sala de aula O presente estudo tem por objetivo compreender como a questão do Cotidiano foi tratada por historiadores e outros teóricos das Ciências Sociais em diferentes períodos, destacando-se as divergências e convergências entre eles Para tanto, foi realizado um mapeamento do debate historiográfico a respeito da História do Cotidiano, o qual foi utilizado para análise de coleções de livros didáticos do Ensino Fundamental II, na tentativa de entender como o Cotidiano é abordado nesses materiais e quais concepções teóricas os embasam De acordo com os pressupostos de Jörn Rüsen, compreendemos que o papel do ensino de História seja o da formação e orientação para a vida-
Descrição: dc.descriptionDissertação (Mestrado em História Social) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História Social-
Descrição: dc.descriptionAbstract: Concerned at preparing students for the concepts of identity construction, respect for diversity and perception of multiple temporalities, we believe that working with the History of Daily Basis approach would be useful in the development of a specific type of historical knowledge in classroom The present study aims to understand how the issue of Daily Basis was addressed by historians and other Social Sciences scholars over different periods, highlighting the differences/similarities between them In order to do so, we conducted a mapping of the historiographical discussion about the History of Daily Basis through Elementary School textbook collections in an attempt to understand how daily life is explored on these materials and what sort of theoretical concepts underline them Based on Jörn Rüsen's assumptions, we understand that the role of History teaching must be regulated by orientative and educational terms-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationMestrado-
Relação: dc.relationHistória Social-
Relação: dc.relationCentro de Letras e Ciências Humanas-
Relação: dc.relationPrograma de Pós-Graduação em História Social-
Palavras-chave: dc.subjectHistória-
Palavras-chave: dc.subjectEstudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectHistória (Ensino fundamental)-
Palavras-chave: dc.subjectLivros didáticos-
Palavras-chave: dc.subjectHistoriografia-
Palavras-chave: dc.subjectHistory-
Palavras-chave: dc.subjectTextbooks-
Palavras-chave: dc.subjectHistoriography-
Palavras-chave: dc.subjectSocial history-
Palavras-chave: dc.subjectStudy and teaching-
Título: dc.titleHistória do cotidiano e ensino de história : concepções teóricas presentes em livros didáticos para o ensino fundamental II (1980-2000)-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da UEL - RIUEL

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