
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Pascolati, Sônia | - |
| Autor(es): dc.contributor | Fernandes, Frederico Augusto | - |
| Autor(es): dc.contributor | Storto, Letícia Jovelina | - |
| Autor(es): dc.contributor | Pascolati, Sônia | - |
| Autor(es): dc.creator | Oliveira, Andréa de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T12:52:02Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T12:52:02Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-03 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-03 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-06-18 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/18544 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/976212 | - |
| Descrição: dc.description | Este trabalho tem como objetivo desenvolver um caderno pedagógico para auxiliar no aprimoramento das habilidades de oralidade de estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental, por meio da exploração do gênero causo como patrimônio cultural. Defende-se que o causo possibilita um trabalho mais profundo com a oralidade, indo além da mera oralização e envolvendo aspectos de performatividade. A base teórica desta dissertação fundamenta-se em autores como Bueno e Costa-Hübes, Storto e Fonteque, Bueno e Costa-Maciel, Zumthor, Marcuschi, Pascolati, Grazioli, Rojo, Soares, Kleiman, entre outros. As ideias exploradas abrangem conceitos de letramento, multiletramentos, performatividade, gêneros orais, oralidade, oralização e causo. Essa base teórica sustenta a proposta do caderno pedagógico elaborado para ampliar o conhecimento dos alunos, incentivar suas produções orais e promover a dramatização de textos criados por eles ou pesquisados na comunidade. A elaboração do caderno pedagógico destacou a importância de integrar práticas pedagógicas contextualizadas ao currículo escolar. Além de explorar as características e potencialidades do gênero causo, o trabalho propõe uma reflexão sobre a relação entre oralidade e escrita, bem como sobre a preservação da cultura popular e identidade cultural. | - |
| Descrição: dc.description | This study aims to develop a pedagogical notebook to assist in enhancing the oral skills of 6th-grade students in elementary school through exploring the “causo” genre as cultural heritage. It is argued that the “causo” allows for a deeper engagement with orality skills, going beyond mere oralization to include aspects of performativity. The theoretical framework of this dissertation is based on authors such as Bueno and Costa-Hübes, Storto e Fonteque, Bueno and Costa-Maciel, Zumthor, Marcuschi, Pascolati, Grazioli, Rojo, Soares, Kleiman, and others. The ideas explored include concepts of literacy, multiliteracy, performativity, oral genres, orality, oralization, and “causo”. This theoretical framework supports the proposal of the pedagogical notebook designed to expand students' knowledge, encourage their oral productions, and promote the dramatization of texts created by them or researched in the community. The notebook's development highlighted the importance of integrating contextualized pedagogical practices into the school curriculum. Beyond exploring the characteristics and potential of the “causo” genre, the work reflects on the relationship between orality and writing, as well as the preservation of popular culture and cultural identity. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Relação: dc.relation | CLCH - Departamento de Letras Vernáculas e Clássicas | - |
| Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Letras | - |
| Relação: dc.relation | Universidade Estadual de Londrina - UEL | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Causo | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Multiletramentos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Oralidade | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Profletras | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Lingüística, Letras e Artes - Letras | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Lingüística, Letras e Artes - Letras | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Causo | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Multiliteracies | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Oral expression | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Profletras | - |
| Título: dc.title | O gênero causo e práticas de oralidade em sala de aula | - |
| Título: dc.title | The genre 'causo' and practices of orality in the classroom | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: