Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Cainelli, Marlene Rosa [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Brabo, Tânia Suely Antonelli Marcelino | - |
Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Sandra Regina Ferreira de | - |
Autor(es): dc.creator | Bernardelli, Marília Alcântara | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T12:52:01Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T12:52:01Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13439 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/976205 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Dentre textos e atividades, as imagens também estão presentes nos livros didáticos Elas são, em alguns casos, as principais componentes do conteúdo e muitas delas têm a ilustração da mulher como principal representação Com intuito de compreender a composição visual feminina presente em seis coleções de livros didáticos de História para os anos iniciais, selecionados no Programa Nacional do Livro Didático do ano de 213, esta pesquisa teve como proposta analisar imagens por meio do método analítico das relações de gênero, tendo a historiadora Joan Scott (1994; 1991) como principal referência teórica desta metodologia Concomitantemente, guiamo-nos pelos pressupostos das autoras Martine Joly (212) e Cristina Costa (25; 1999), ao dialogarmos com a metodologia iconológica Ambos os métodos nos deram suporte de entendimento no que tange à construção das características feminina e masculina destinadas aos corpos sexuados Dividimos as figuras analisadas em quatro grupos temáticos para fazermos as discussões, sendo eles: trabalho e maternidade, movimentos sociais, professora e família e mulher negra Partimos da premissa da necessidade da reflexão do livro didático, da linguagem e da imagem como práticas culturais de modelos na sociedade, sendo potentes forças na formação das percepções sobre o corpo e as suas manifestações materializadas pelas relações de convívio que se mantêm através dele Em nosso estudo, foi possível identificar como a formação do olhar influencia no processo de interpretação da ilustração A expressão artística é carregada de sentidos e de subjetividade tanto do seu produtor quanto do seu admirador (COSTA, 25), e o impacto que ela mantém com o manual didático articula-se na relação entre sujeito e objeto em assimilações de identidades e diferenças Contudo, as imagens femininas apresentam-se entre permanências e subversões, enquanto sua condição historicamente construída pela sociedade | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
Descrição: dc.description | Abstract: Among texts and activities, the images are also present in textbooks They are, in some cases, the main subject of the content and many of them there are illustration of woman as the main representation In order to understand the female image composition present in six collections of History Textbooks to the early years, selected the National Textbook of the 213 Program, this study was aimed to analyze pictures through the analytical method of gender relations taking into account the historian Joan Scott (1994, 1991) as the main theoretical reference of this methodology Simultaneously, we followed the assumptions of the authors Martine Joly (212) and Cristina Costa (25; 1999), we had a connection with iconological methodology Both methods offered us an understanding of support regarding the construction of feminine and masculine characteristics designed to sexed bodies We divide the pictures analyzed in four thematic groups to start the discussions, namely: work and motherhood, social movements, teacher and family, and black women We started from the idea of the necessity for the textbook language reflexion and image as cultural practices as a pattern in society, with powerful forces in perceptions about the body and its manifestations , played by the convivial relations that remain through it In our study were identified as training looking for influences in the interpretation of the illustration process Artistic expression is loaded with meanings and subjectivity both its producer and its admirer (COSTA, 25), and the impact it has over the didactic manual articulates the relationship between subject and object in assimilation of identities and differences However, the female images present themselves between permanence and subversion, as its condition historically constructed by society | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Mestrado | - |
Relação: dc.relation | Educação | - |
Relação: dc.relation | Centro de Educação, Comunicação e Artes | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Efeito das inovações tecnológicas | - |
Palavras-chave: dc.subject | História | - |
Palavras-chave: dc.subject | Livros didáticos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mulheres | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education - Brazil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Textbooks | - |
Palavras-chave: dc.subject | History | - |
Título: dc.title | Entre permanências e subversões : a composição visual feminina nos livros didáticos de história | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: