Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Carvalho, Túlio Oliveira de [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Carvalho, Ana Márcia Fernandes Tucci de | - |
Autor(es): dc.contributor | Robim, Bárbara Nivalda Palharini Alvim Sousa | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Epaminondas Alves dos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T12:51:52Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T12:51:52Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16927 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/976159 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Este trabalho tem como objetivo propor no âmbito do ensino fundamental e médio a inserção do tema matemático relacionado ao Princípio das Casas de Pombos (PCP) de Dirichlet, com a utilização da metodologia da Resolução de Problemas Essa inserção se mostra vantajosa, visto se tratar de umconteúdo intuitivo e flexível, cujos conteúdos podem perpassar os vários níveis de ensino e propiciar aplicações em diversas áreas daMatemática, tais como a Análise Combinatória e a Teoria dos Números No ensino fundamental o PCP pode ser utilizado como coadjuvante na aprendizagem dos conceitos de incógnita e função, entre outros A opção pelametodologia da Resolução de Problemas deveu-se ao fato de acreditarmos que a mesma propicia ao aluno umpapel de protagonismo na solução de problemas, o que não ocorre, em geral, no ensino tradicional Os problemas propostos partem de uma reflexão sobre os conteúdos estruturantes da educação básica, considerando não só a negligência aos problemas de contagem e combinatória na aula de matemática, mas principalmente no aspecto de alguns dos livros didáticos conduzirem o professor à metodologia tradicional expositiva, com conteúdos estanques, tirando do aluno o papel de gerador de conhecimento O caráter instigante da metodologia da Resolução de Problemas pode trazer certas dificuldade para aplicação, num primeiro momento, mas apresenta resultados compensadores ao final Nessa pesquisa apresentamos uma lista de problemas com indicações de como desenvolvêlos em sala de aula a partir da metodologia da Resolução de Problemas e o resultado de uma aplicação preliminar feita com 2 alunos de um curso de formação de docentes | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional | - |
Descrição: dc.description | Abstract: This work aims to propose in the context of elementary and secondary education the insertion of the mathematical theme related to the Dirichlet’s Pigeonhole Principle, with the use of Problems Solving methodology This insertion shows advantageous, since it is an intuitive and flexible content, permeating the various levels of education and providing applications in various parts of mathematics, such as the combinatorics and the theory of numbers In elementary school, the Pigeonhole Principle can be used as an support in learning the concepts of functions and unknowns, among others The option for the Problems Solving methodology was due to the fact that we believe it provides the student with a role of protagonism in solving problems, which does not usually occur in traditional teaching The proposed problems originate from a reflection on the structuring contents of basic education, considering not only the neglect of the problem of counting and combinatorics in the mathematics class, but mainly in the aspect of the textbook directing the Teacher to the traditional expositive methodology, with stagnant content, taking the role of the knowledge generator from the student The instigating character of the problem solvingmethodologymay bring some difficulty for application at first, but it presents rewarding results at the end In this research we present a list of problems with indications of how to develop them in the classroom from the Problem Solving methodology and the result of a preliminary application made with 2 students of a teacher training course | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Mestrado Profissional | - |
Relação: dc.relation | Matemática | - |
Relação: dc.relation | Centro de Ciências Exatas | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dirichlet, Problemas de | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Problemas, exercícios, etc | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematics | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dirichlet problem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematics | - |
Palavras-chave: dc.subject | Problems, exercises, etc | - |
Palavras-chave: dc.subject | Study and teaching | - |
Título: dc.title | O princípio das casas de pombos : uma proposta de ação pedagógica usando a metodologia da resolução de problemas | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: