Contribuições imagéticas para o ensino de química na perspectiva da teoria da dupla codificação para adolescentes com TDAH

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCirino, Marcelo Maia [Orientador]-
Autor(es): dc.contributorSá, Marilde Beatriz Zorzi-
Autor(es): dc.contributorFigueiredo, Márcia Camillo-
Autor(es): dc.creatorMoreis, Carolina Sala de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-15T12:51:51Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-15T12:51:51Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-01-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-01-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-15-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/11106-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/976156-
Descrição: dc.descriptionResumo: Numa sociedade cada vez mais interativa e digital tem-se constantemente novas formas de ensinar e de aprender Essas inovações tecnológicas, típicas do século XXI, produzem continuamete formas surpreendentes de armazenar, recuperar e propagar informações, podendo ser por meios de informações via redes sociais, aplicativos e softwares Assim, as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) podem a auxiliar a transformação de informações em conhecimento e, por esta razão o presente trabalho tem por objetivo investigar a utilização de animações e simulações como estratégia metodológica imagética na disciplina de Química do Ensino Médio, para alunos que apresentam Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), numa escola da rede pública de ensino Para auxiliar no desenvolvimento da sequência didática foram utilizadas as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) tais como: computadores, projetor e data show, além da utilização de recursos imagéticos Para a coleta de dados uilizamos questionários, diário de campo, observações e software (Phet/Colorado –USA) A abordagem metodológica utilizada foi qualitativa com enfoque no estudo de caso, desenvolvida pelo professor pesquisador Constatamos indícios de que os recursos imagéticos são capazes de contribuir para os processos de ensino e de aprendizagem de conceitos relacionados ao conteúdo de Cinética Química Portanto, com o desenvolvimento deste trabalho esperamos que possam ser ampliadas as políticas voltadas a formação de professores para o uso efetivo de recursos tecnológicos e, também, formação qualifica para auxiliar os professores nos processos de ensino e de aprendizagem dos alunos que apresentem algum tipo de transtorno E espera, principalmente, que os resultados deste estudo possam contribuir de alguma forma para aqueles que veem em tais recursos (imagéticos e tecnológicos) um caminho que poderá levar melhorias aos processos que envolvem ensino e aprendizagem-
Descrição: dc.descriptionDissertação (Mestrado em Química) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Química-
Descrição: dc.descriptionAbstract: In an increasingly interactive and digital society there are constantly new ways of teaching and learning These technological innovations, typical of the 21st century, continually produce surprising ways of storing, retrieving and propagating information, and can be through information media via social networks, applications and software Thus, the Information and Communication Technologies (ICT) can help to transform information into knowledge and, for this reason, the present work aims to investigate the use of animations and simulations as an imaginary methodological strategy in the discipline of High School Chemistry, for students with Attention Deficit Disorder and Hyperactivity Disorder (ADHD) in a public school system To assist in the development of the didactic sequence, Information and Communication Technologies (ICT) were used, such as computers, projector and data show, as well as the use of imaging resources To collect data, we used questionnaires, field diaries, observations and software (Phet / Colorado -USA) The methodological approach used was qualitative with focus on the case study, developed by the researcher professor We found evidence that imaging resources are capable of contributing to the teaching and learning processes of concepts related to the content of Chemical Kinetics Therefore, with the development of this work, we hope that policies aimed at teacher training can be expanded to the effective use of technological resources and, also, training qualifies to assist teachers in the teaching and learning processes of students who present some type of disorder It hopes, in particular, that the results of this study may contribute in some way to those who see in such resources (imagery and technology) a path that can lead to improvements in processes involving teaching and learning-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationMestrado-
Relação: dc.relationQuímica-
Relação: dc.relationCentro de Ciências Exatas-
Relação: dc.relationPrograma de Pós-Graduação em Química-
Palavras-chave: dc.subjectQuímica-
Palavras-chave: dc.subjectEstudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectTeoria da codificação-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia educacional-
Palavras-chave: dc.subjectDistúrbio da falta de atenção com hiperatividade-
Palavras-chave: dc.subjectStudy and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectCoding theory-
Palavras-chave: dc.subjectAttention deficit disorder with hyperactivity-
Palavras-chave: dc.subjectChemical-
Título: dc.titleContribuições imagéticas para o ensino de química na perspectiva da teoria da dupla codificação para adolescentes com TDAH-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da UEL - RIUEL

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