A formação continuada de professores ouvintes do ensino fundamental e médio e a educação bilíngue para surdos

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFonseca, Ricardo Lopes-
Autor(es): dc.contributorEl Kadri, Michele Salles-
Autor(es): dc.contributorTorres, Eloiza Cristiane-
Autor(es): dc.creatorPradal, Marina Castilho-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-15T12:51:50Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-15T12:51:50Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-04-23-
Data de envio: dc.date.issued2025-04-23-
Data de envio: dc.date.issued2025-02-06-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/18710-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/976150-
Descrição: dc.descriptionA educação bilíngue para surdos tem como prioridade assegurar a escolarização a pessoas surdas a partir do ensino da Libras (Língua Brasileira de Sinais) como primeira língua e a modalidade escrita da Língua Portuguesa, como segunda língua. O ensino bilíngue é considerado o mais adequado ao ensino de pessoas surdas, visto que considera as especificidades linguísticas e culturais, e é necessário entender a importância da educação bilíngue no cenário nacional, por meio das leis e políticas linguísticas existentes. A formação continuada do professor ouvinte deve possibilitar uma ação docente efetiva que atenda às necessidades dos alunos surdos e especificidades linguísticas, de modo que os alunos surdos possam se sentir pertencentes, pois o ensino bilíngue considera a identidade e a cultura surda. Dessa maneira, faz-se fundamental pesquisar a formação continuada dos professores ouvintes que lecionam no ensino bilíngue para surdos, visto que a Libras é considerada sua segunda língua, de acordo com a perspectiva bilíngue. A seguinte pesquisa é vinculada ao Mestrado em Educação, do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina (PPEdu/UEL), na Linha 3 – Aprendizagem e Desenvolvimento Humano em contextos escolares, e ao Núcleo 2 – Educação Especial. Com o objetivo de compreender como se dá formação continuada de professores ouvintes que lecionam na educação de surdos em um colégio bilíngue da rede estadual de Londrina, a seguinte questão permeia a pesquisa: De que forma se dá a formação continuada dos professores ouvintes que lecionam no Ensino Fundamental (Anos Iniciais e Anos Finais) e Ensino Médio, na educação bilíngue para surdos, em um colégio bilíngue na cidade de Londrina? A referida pesquisa é de natureza bibliográfica, documental e com pesquisa empírica in loco e conduzida numa perspectiva teórico-metodológica fundamentada nos pressupostos da pesquisa qualitativa quanto ao tratamento dos dados. Por meio de coleta de dados, a partir de entrevistas semiestruturadas, investiga-se a formação dos professores ouvintes em um colégio bilíngue da rede pública no município de Londrina-PR. Os resultados evidenciam, por meio das representações na narrativa dos professores, que os professores buscam a formação continuada para lecionar na modalidade bilíngue com a intenção de aprimoramento de suas práticas e obtenção de conhecimento específico.-
Descrição: dc.descriptionBilingual education for the deaf prioritizes providing education to deaf individuals by establishing Brazilian Sign Language “(Libras)” as their first language and written Portuguese as their second language. This approach is widely regarded as the most effective for deaf students, as it acknowledges their linguistic and cultural specificities. Understanding the significance of bilingual education within the national context requires examining relevant legislation and language policies. The continuing education of hearing teachers should equip them with effective pedagogical strategies that address the linguistic needs of deaf students, fostering a sense of belonging by affirming deaf identity and culture. Therefore, it is essential to investigate the ongoing professional development of hearing teachers working in bilingual education for the deaf, particularly from a bilingual perspective, considering Libras as their second language. This study is part of the Master's in Education program within the Pós-Graduate Program in Education at the State University of Londrina “(PPEdu/UEL)”. It falls under Research Line 3 – Learning and Human Development in School Contexts and is associated with Core 2 – Special Education. The study aims to examine how the continuing education of hearing teachers working in deaf education is structured within a bilingual school in the state school system of Londrina. To guide this investigation, the research is driven by the following question: How is the continuing education of hearing teachers who teach in Elementary Education (Early and Final Years) and Secondary Education implemented in bilingual education for the deaf within a bilingual school in Londrina? This research adopts a bibliographic, documentary, and empirical approach, conducted on-site and guided by a theoretical-methodological framework grounded in qualitative research principles for data analysis. Using semi-structured interviews for data collection, the study examines the professional development of hearing teachers at a bilingual public school in Londrina, Paraná. The findings, as reflected in the teachers' narratives, reveal that they actively seek continuing education to enhance their instructional practices and deepen their understanding of bilingual education, demonstrating a commitment to improving their pedagogical effectiveness in this context.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationCECA - Departamento de Educação-
Relação: dc.relationPrograma de Pós-Graduação em Educação-
Relação: dc.relationUniversidade Estadual de Londrina - UEL-
Palavras-chave: dc.subjectEducação bilíngue-
Palavras-chave: dc.subjectEducação de surdos-
Palavras-chave: dc.subjectFormação continuada-
Palavras-chave: dc.subjectLingua brasileira de sinais-
Palavras-chave: dc.subjectPolítica linguística - Brasil-
Palavras-chave: dc.subjectCiências Humanas - Educação-
Palavras-chave: dc.subjectCiências Humanas - Educação-
Palavras-chave: dc.subjectBilingual education-
Palavras-chave: dc.subjectEducation for the deaf-
Palavras-chave: dc.subjectContinuing Professional Development-
Palavras-chave: dc.subjectBrazilian sign language-
Palavras-chave: dc.subjectLanguage policy - Brazil-
Título: dc.titleA formação continuada de professores ouvintes do ensino fundamental e médio e a educação bilíngue para surdos-
Título: dc.titleThe continuing professional development of hearing teachers in elementary and secondary bilingual education for the deaf-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da UEL - RIUEL

Não existem arquivos associados a este item.