Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Henning, Leoni Maria Padilha | - |
Autor(es): dc.contributor | Mühl, Eldon Henrique | - |
Autor(es): dc.contributor | Muraro, Darcísio Natal | - |
Autor(es): dc.creator | Gomes, Gustavo Kosienczuk | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T12:51:44Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T12:51:44Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-24 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/17231 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/976127 | - |
Descrição: dc.description | Neste trabalho buscamos compreender algumas das fontes primárias de Paulo Freire em sua elaboração e desenvolvimento da ideia de Conscientização. Partimos de um interesse fruto de experiência pessoal, mas considera-se que o desenvolvimento deste assunto é sempre relevante diante da constante mutabilidade da sociedade, principalmente no contexto digital que elabora novas formas de degeneração dentro da sociedade capitalista. Os novos meios digitais constantemente trabalham para a massificação da população e, aliados ao neoliberalismo, apresentam um fator degenerativo das consciências em perspectiva do desenvolvimento individualista. Apresentamos dois núcleos teóricos que constituem a influência básica na teoria e na visão de mundo de Paulo Freire: o ISEB e o Catolicismo. Identificamos conceitos chave para compreender a ideia freiriana, como a ideia de autenticidade, descolonização, utopia, individualismo, trabalho e personalidade. A pesquisa deságua em uma análise crítica do fanatismo dentro do contexto atual, permeado pela vivência digital e distintos elementos que podem levar à degeneração das consciências nos moldes da crítica de Adorno (1995). Além deste autor, os estudos de Lévy (1999) e Alves (2011) nos ajudam a problematizar a atualidade e identificar as propostas educativas de Freire, e a ideia de conscientização, como elementos constantemente necessários na sociedade para a busca da autonomia dos sujeitos. | - |
Descrição: dc.description | In this paper we seek to understand some of Paulo Freire's primary sources in his elaboration and development of the idea of Conscientization. We start from an interest born from personal experience, but it is considered that the development of this subject is always relevant in face of the constant mutability of society, especially in the digital context that elaborates new forms of degeneration within capitalist society. The new digital media constantly work for the massification of the population and, allied to neoliberalism, present a degenerative factor of consciences in perspective of individualistic development. We present two theoretical cores that constitute the basic influence on Paulo Freire's theory and worldview: the ISEB and Catholicism. We identify key concepts to understand the Freirean idea, such as the idea of authenticity, decolonization, utopia, individualism, work, and personality. The research ends up in a critical analysis of fanaticism within the current context, permeated by the digital experience and different elements that can lead to the degeneration of consciences in the molds of Adorno's critique (1995). In addition to this author, the studies of Lévy (1999) and Alves (2011) help us problematize the current situation and identify Freire's educational proposals, and the idea of conscientization, as elements constantly needed in society for the search for the autonomy of subjects. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | CECA - Departamento de Educação | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
Relação: dc.relation | Universidade Estadual de Londrina - UEL | - |
Palavras-chave: dc.subject | Autonomia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Contemporaneidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Conscientização | - |
Palavras-chave: dc.subject | Crítica | - |
Palavras-chave: dc.subject | ISEB | - |
Palavras-chave: dc.subject | Paulo Freire | - |
Palavras-chave: dc.subject | Personalismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciências Humanas - Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Autonomy | - |
Palavras-chave: dc.subject | Contemporaneity | - |
Palavras-chave: dc.subject | Conscientization | - |
Palavras-chave: dc.subject | Criticism | - |
Palavras-chave: dc.subject | ISEB | - |
Palavras-chave: dc.subject | Paulo Freire | - |
Palavras-chave: dc.subject | Personalism | - |
Título: dc.title | Conscientização em Paulo Freire: raízes, relevância e atualidade | - |
Título: dc.title | Conscientization in Paulo Freire: roots, relevance and tineliness | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: