Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Carvalho, Ana Márcia Fernandes Tucci de [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Alves, Michele de Oliveira | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Karina Alessandra Pessôa da | - |
Autor(es): dc.creator | Yamasaki, Célia Miyuki | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T12:51:35Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T12:51:35Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15038 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/976079 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: O presente estudo tem como foco os temas: Linguagem Matemática, Lógica e formalização dos resultados matemáticos Por meio de pesquisa bibliográfica, foi realizada uma revisão literária fundamentada em referenciais tanto da Educação Matemática, quanto da Matemática Buscou-se investigar as dificuldades inerentes à apresentação, expressão e comunicação dos conhecimentos matemáticos, seja no ensino, seja na aprendizagem; em qualquer nível escolar Considerando a perspectiva de superar tais dificuldades, foram constituídos estudos que destacaram, no percurso das aulas de Matemática, os aspectos concernentes à Linguagem Matemática vivenciadas em diferentes experiências do cotidiano escolar Estas, por sua vez, proporcionaram a reflexão sobre práticas educacionais que valorizem relações discursivas dos sujeitos educacionais, tanto professores quanto alunos, em posição de igualdade social Neste contexto, as leituras das ações que permeiam a linguagem – como a fala, a escrita e os gestos, entre outras – foram analisadas e discutidas mediante confrontos obtidos pelos sujeitos educacionais, numa atitude, de fato, democrática Priorizou-se a Lógica e sua importância, sob a ótica das argumentações, abordada substancialmente para sustentar o uso da linguagem matemática haja vista que uma demonstração matemática, requer o rigor lógico no estabelecimento da validade das afirmações Na trajetória percorrida, no sentido de contribuir com a aquisição e ampliação de conhecimentos da Linguagem Matemática, alguns termos significativos – definição, noção primitiva, axioma, teorema, regras de inferência, modelo axiomático e demonstração – foram apresentados e discutidos, além de algumas técnicas de demonstração que foram exemplificadas A preocupação centrou-se na formalização dos resultados matemáticos e, desse modo, na escrita de textos matemáticos Diante das diversas concepções para o fortalecimento dos aspectos intelectuais e pessoais, o estudo apresenta uma proposta de intervenção, que se caracteriza como uma tentativa de comunicação das ideias matemáticas | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Matemática | - |
Descrição: dc.description | Abstract: This work has as focus Mathematics Language, Logics and formalization of mathematical results By a bibliographic research, it was made a revision supported in references from Mathematics Education such as Mathematics itself The main goal was to search into the difficulties inherent in presentation, expression and communication of mathematical knowledge, whether in education, or learning; at any grade level Considering the prospect of overcoming these difficulties, we point out studies, in the course of mathematics classes, that concerning to the language and to the mathematics experienced in different aspects of everyday school activities These, in turn, provided with a reflection on educational practices that value discursive relations of educational subjects, both teachers and students, in social equality position In this context, the interpretation of actions that permeate the language - such as speech, writing and gestures, among others - were analyzed and discussed by clashes obtained by educational subject, an attitude, in fact, democratic Privilege was made to Logics and its importance, from the perspective of the arguments, addressed substantially to support the use of mathematical language given that mathematical proof requires logical rigor in establishing the validity of claims In this trajectory, in order to contribute to the acquisition and expansion of knowledge of Mathematical Language, some important terms - definition, primitive notion, axiom, theorem, rules of inference, axiomatic system and proof - were presented and discussed, as well as some technical demonstration were exemplified Concern focused on the formalization of mathematical results and therefore in writing mathematical texts Up the various concepts for strengthening the intellectual and personal aspects, the study presents one proposal for intervention, which is characterized as an attempt to communicate mathematical ideas | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Mestrado Profissional | - |
Relação: dc.relation | Matemática | - |
Relação: dc.relation | Centro de Ciências Exatas | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Matemática | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Lógica simbólica e matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Linguística matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Análise de interação em educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Symbolic and mathematical logic | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematical linguistics | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interaction analysis in education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematics education | - |
Título: dc.title | Considerações sobre alguns aspectos da linguagem matemática | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: