Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Torres, Eloiza | - |
Autor(es): dc.contributor | Pacheco, Jucélia Macedo | - |
Autor(es): dc.contributor | Gomes, Luciano Nardini | - |
Autor(es): dc.contributor | Santos, Maurício Moreira dos | - |
Autor(es): dc.contributor | Souza, Sirius Oliveira | - |
Autor(es): dc.contributor | Bosco, Tatiane Dal | - |
Autor(es): dc.creator | Bomfim, Caroline Hatada Lima | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T12:51:26Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T12:51:26Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-06-19 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/17144 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/976034 | - |
Descrição: dc.description | Nos dias atuais, as discussões sobre meio ambiente equilibrado, sustentabilidade e proteção ambiental vem cada vez mais ganhando atenção, seja na mídia, nas pesquisas acadêmicas ou em sala de aula. Discorrer sobre as questões ambientais vai muito além das parcerias entre instituições público-privadas, mas também está relacionada ao papel da sociedade, e o que cada um deve fazer, enquanto cidadãos, para promover a proteção ambiental. O que de fato se busca é um meio ambiente equilibrado, e muitos pesquisadores afirmam que a chave para alcançar este objetivo é através da educação ambiental (EA). Dessa forma, esta tese está dividida em Capítulos, apresentada em formato de 2 artigos. O primeiro artigo corresponde a elaboração e validação de um material paradidático voltado para a EA a cerca dos resíduos sólidos. Este material foi pensado para que fosse complementar ao conteúdo curricular proposto pelo Ministério da Educação, e aplicável dentro de sala de aula, capaz de incentivar a aprendizagem, fazendo com que o aluno tenha mais interesse pelo aprendizado e estudo do tema. Evidenciamos que o professor tem papel importante para a promoção da EA, porém, enfrentam o desafio de ensinar sobre o que vai além do currículo base, além da difícil tarefa de, muitas vezes, não possuírem materiais e recursos disponíveis para tais ações, apesar da vontade de contribuir. O segundo artigo visou uma EA voltada para o conhecimento sobre os ambientes internos. Através de um artigo de Revisão Rápida, mapeamos iniciativas publicadas em revistas que utilizam o monitoramento de CO2 em espaços educacionais internos como forma de sensibilização e educação sobre o meio ambiente. O CO2 pode ser utilizado como um proxy para ventilação e, consequentemente, ajudar a detectar problemas na ventilação e possíveis riscos de contaminação por doenças de transmissão aérea. Ambos os artigos enfatizam como o conhecimento é importante para a tomada de decisão, e como ele pode ser construído através da EA. Incentivar a participação dos alunos e da comunidade como um todo através do uso de materiais paradidáticos para a promoção da EA, ou o uso de equipamentos de medição de CO2 para o melhor conhecimento sobre os ambientes internos, por exemplo, pode ajudar no maior entendimento sobre o meio ambiente, e, de fato, refletir em discussões que levem a sociedade ao verdadeiro desenvolvimento sustentável. | - |
Descrição: dc.description | In present times, discussions about a balanced environment, sustainability, and environmental protection are gaining more and more attention, whether in the media, academic research, or the classroom. Addressing environmental issues goes far beyond partnerships between public and private institutions; it is also related to the role of society and what everyone should do as citizens to promote environmental protection. The real goal is to achieve a balanced environment, and many researchers argue that the key to achieving this objective is through environmental education (EE). Therefore, this thesis is divided into chapters presented in the form of two articles. The first article corresponds to the development and validation of a teaching material focused on EE regarding solid waste. This material was designed to complement the content and be applicable within the classroom, capable of encouraging learning and sparking the students' interest in the subject. We highlight that teacher play an important role in promoting EE; however, they face the challenge of teaching beyond the core curriculum and often lack materials and resources for such actions, despite their willingness to contribute. The second article aimed at an EE focused on understanding indoor environments. Through a rapid review article, we mapped initiatives published in journals that use CO2 monitoring in indoor educational spaces as a means of raising awareness and educating about the environment. CO2 can be used as a proxy for ventilation and, consequently, help detect ventilation problems and potential risks of airborne disease transmission. Both articles emphasize how knowledge is important for decision-making and how it can be built through EE. Encouraging student and community participation by teaching materials to promote EE or the use of CO2 measurement devices to better understand indoor environments, for example, can contribute to a greater understanding of the environment and truly lead to discussions that drive society towards sustainable development. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | CCE - Departamento de Geografia | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Geografia | - |
Relação: dc.relation | Universidade Estadual de Londrina - UEL | - |
Palavras-chave: dc.subject | Geografia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação ambiental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Meio ambiente | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sustentabilidade ambiental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciências Humanas - Geografia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Geography | - |
Palavras-chave: dc.subject | Environmental education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Environment | - |
Palavras-chave: dc.subject | Environmental sustainability | - |
Título: dc.title | Conhecimento para a ação: educação ambiental por meio de ações didáticas interativas | - |
Título: dc.title | Knowledge for action: environmental education through interactive teaching actions. | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: