O princípio de conservação da energia nos livros didáticos : uma análise de conteúdos

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBatista, Irinéa de Lourdes [Orientador]-
Autor(es): dc.contributorAraman, Eliane Maria de Oliveira-
Autor(es): dc.contributorHenrique, Osmar-
Autor(es): dc.creatorBonfim, Bruno Garcia-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-15T12:51:22Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-15T12:51:22Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-01-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-01-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-15-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/8763-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/976008-
Descrição: dc.descriptionResumo: Este trabalho tem como proposta investigar como o Princípio de Conservação da Energia (PCE) está abordado nos Livros Didáticos de Física do Ensino Médio E visa encontrar fragmentos com abordagens da História e Filosofia da Ciência (HFC), e elementos da Natureza da Ciência (NdC) Desse modo, buscamos tipificar quais Histórias e elementos da Natureza das Ciências estão participando do contexto do PCE Para tanto, utilizaremos uma abordagem metodológica baseada na Análise de Contéudos da Lawrence Bardin, a fim de unitarizar os fragmentos presentes nos LD e como esses estão relacionados nos critérios presentes no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 212 e Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN+) Além disso, esse estudo faz uso também de fundamentos da HFC e NdC, de modo a balisarem a interpretação e tipificação dos fragmentos textuais Um resumo histórico do PCE foi construído de maneira a orientar a busca de fragmentos que se relacionassem com o desenvolvimento do PCE A partir dessas interpretações pretende-se apresentar quais concepções estes livros promovem acerca das perspectivas atuais da educação científica crítica-
Descrição: dc.descriptionDissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática-
Descrição: dc.descriptionAbstract: This work has the proposal to investigate the Principle of Energy Conservation (PEC) discussed in Physics textbooks of High School It seeks to find fragments with History and Philosophy of Science (HPS) approaches and also elements of Science Nature (SN) Therefore, we seek to typify which histories and elements of the Science Nature are participating in the context of PEC Accordingly, we use a methodology based on content analysis of Lawrence Bardin’s approach to unite the present fragments in the textbooks, as well as, how these are related to the actual criteria in the National Program of textbook 212 and National Curriculum Guidelines Furthermore, this study also makes use of History and Philosophy of Science and Science Nature fundamentals, so ground they beacon the interpretation and classification of textual fragments A historical overview of PEC was constructed to guide the search for fragments that relate with the development of PCE From these interpretations, we intended to present which concepts these books promote about the current perspectives of critical science education-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationMestrado-
Relação: dc.relationEnsino de Ciências e Educação Matemática-
Relação: dc.relationCentro de Ciências Exatas-
Relação: dc.relationPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática-
Palavras-chave: dc.subjectCiência-
Palavras-chave: dc.subjectHistória-
Palavras-chave: dc.subjectCiência-
Palavras-chave: dc.subjectFilosofia-
Palavras-chave: dc.subjectFísica (Ensino médio)-
Palavras-chave: dc.subjectEnergy conservation-
Palavras-chave: dc.subjectStudy and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectTextbooks-
Palavras-chave: dc.subjectHistory-
Palavras-chave: dc.subjectPhilosophy-
Palavras-chave: dc.subjectPhysics-
Palavras-chave: dc.subjectScience-
Título: dc.titleO princípio de conservação da energia nos livros didáticos : uma análise de conteúdos-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da UEL - RIUEL

Não existem arquivos associados a este item.