A construção da BNCC e o componente curricular de história : um debate sobre a política normativa de elaboração dos currículos para a Educação Básica

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRamos, Márcia Elisa Teté [Orientador]-
Autor(es): dc.contributorSzlachta Junior, Arnaldo Martin-
Autor(es): dc.contributorCainelli, Marlene Rosa-
Autor(es): dc.creatorRocha, Amanda Camargo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-15T12:51:20Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-15T12:51:20Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-01-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-01-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-15-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/10058-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/975998-
Descrição: dc.descriptionResumo: Entre os anos de 215 e 218, foi elaborada e homologada uma nova normativa curricular brasileira, a Base Nacional Comum Curricular da Educação Básica A construção do documento ocorreu a partir de disputas entre diferentes grupos sociais, abarcando suas perspectivas de educação e as finalidades atribuídas à disciplina escolar de História Isso fez com que fossem desenvolvidas três versões do documento, que se sucederam e guardam diferenças entre si O objetivo desse trabalho consiste em, a partir da análise desses textos, pensar a construção do componente curricular de História na BNCC, buscando-se descortinar as bases racionais que guiaram sua elaboração e os objetivos formalizados para o ensino de História As fontes utilizadas são os trechos das três versões da BNCC que versam sobre a concepção de educação, as finalidades atribuídas à área de Ciências Humanas e, especificamente, os textos do componente curricular de História Trata-se de uma pesquisa baseada em análise documental qualitativa, que compreende o ensino de História como território transfronteiriço Parte-se do conceito de currículo como construção social (GOODSON, 1995) e (GOODSON, 1997), abarcando também, a concepção de tarefa normativa da Didática da História (BERGMANN, 199) Nota-se a tentativa de ruptura com as tradições curriculares para a disciplina de História na versão preliminar do documento, o que foi dirimido pelas versões posteriores, culminando na homologação de uma normativa que observa a História em uma perspectiva cronológica e quadripartite-
Descrição: dc.descriptionDissertação (Mestrado em História Social) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História Social-
Descrição: dc.descriptionAbstract: Between 215 and 218, a new legal guideline for the Brazilian schooling curriculum called Base Nacional Comum Curricular da Educação Básica (BNCC) was prepared and approved This document’s build up took place among several different disputing perspectives, from many different social groups, covering their educational perspectives and its goals towards History as a school subject Three versions of this document have been then developed, which succeed and bear differences from each other This work’s goal, based on this document’s analysis, is to think History’s role as a school subject according to the legal guideline, aiming to unveil the rational bases upon which it was built and the formal objectives of History teaching Parts of the three versions of the guidelines that conceptualize education, the objectives attributed to Humanities and, specifically, the texts concerning History as a curriculum component, were used as sources This work is a research based upon qualitative documental analysis, understanding History teaching as a transbordering territory The school curriculum as a social construction (GOODSON, 1995) and (GOODSON, 1997) is the starting perspective of this work, also covering the normative function of History Didactics (BERGMANN, 199) In the preliminary version of the document, a rupture with the traditional History discipline curriculum was attempted, which was then reversed by the later versions, resulting in the approval of a legal guideline that observes History in a chronological and quadripartite perspective-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationMestrado-
Relação: dc.relationHistória Social-
Relação: dc.relationCentro de Letras e Ciências Humanas-
Relação: dc.relationPrograma de Pós-Graduação em História Social-
Palavras-chave: dc.subjectHistória-
Palavras-chave: dc.subjectEstudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectHistória-
Palavras-chave: dc.subjectCurrículos-
Palavras-chave: dc.subjectEducação e Estado-
Palavras-chave: dc.subjectHistory-
Palavras-chave: dc.subjectHistory-
Palavras-chave: dc.subjectState and education-
Palavras-chave: dc.subjectBrasil - Curricular Common National Base-
Palavras-chave: dc.subjectStudy and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectCurriculum-
Título: dc.titleA construção da BNCC e o componente curricular de história : um debate sobre a política normativa de elaboração dos currículos para a Educação Básica-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da UEL - RIUEL

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