Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Abrão, Taufik [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Brante, Glauber Gomes de Oliveira | - |
Autor(es): dc.contributor | Costa, Marcello Gonçalves | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Giovanni Maciel Ferreira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T12:51:19Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T12:51:19Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15197 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/975997 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: As redes de comunicação do tipo máquina massiva (mMTC - massive machine-type communication) terão um papel fundamental nos sistemas de sexta geração de comunicação sem fio (6G) Neste modo de uso da rede, milhares de dispositivos disputam os recursos de acesso disponíveis para o envio de pacotes, como por exemplo uma rede de sensores no campo ou uma fábrica automatizada da indústria 4 Nesse cenário, surge o problema de acesso aleatório, no qual os dispositivos selecionam aleatoriamente os recursos da rede e colisões ocorrem com frequência Uma das formas promissoras de resolver esse problema é utilizar algoritmos de aprendizado por reforço QL (Q-learning) Neste trabalho, algumas técnicas presentes na literatura como os algoritmos QL-Independente e QL-Colaborativo são analisadas em termos de vazão e latência Também são propostos um algoritmo distribuído baseado em pacotes de baixa complexidade, bem como melhorias na técnica QL-Colaborativa Finalmente, analisa-se a disparidade de potência entre dispositivos em uma célula com a utilização de acesso múltiplo não ortogonal (NOMA - non-orthogonal multiple access) com um nó central aplicando o cancelamento sucessivo de interferência (SIC - successive interference cancellation) para reduzir a probabilidade de colisões Neste contexto, é proposto um algoritmo QL com múltiplos níveis de potência capaz de aumentar a vazão enquanto reduz a latência de redes NOMA mMTC | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Tecnologia e Urbanismo, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica | - |
Descrição: dc.description | Abstract: Massive machine-type communication (mMTC) networks will play a key role in sixth generation wireless communication systems (6G) Thousands of devices compete for network resources for sending packets, such as a sensor network in a farm or an automated factory in Industry 4 In this scenario, the random access (RA) problem arises, in which devices randomly select network resources and collisions occur frequently One of the promising ways to solve this problem is to use Q-learning (QL) algorithms In this work, some machine learning-based techniques available in the literature such as independent and collaborative QL algorithms are analyzed in terms of system throughput and latency An improvement in the QL collaborative technique and a low-complexity distributed packet-based algorithm are also proposed Finally, the power disparity between devices in a cell is analyzed using non-orthogonal multiple access (NOMA) with a central node applying successive interference cancellation (SIC) to reduce collisions A QL algorithm with multi-power levels that increases throughput and reduces latency in NOMA mMTC scenarios is proposed | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Mestrado | - |
Relação: dc.relation | Engenharia Elétrica | - |
Relação: dc.relation | Centro de Tecnologia e Urbanismo | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Engenharia elétrica | - |
Palavras-chave: dc.subject | mMTC | - |
Palavras-chave: dc.subject | Q-learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Acesso aleatório | - |
Palavras-chave: dc.subject | NOMA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Electric engineering | - |
Palavras-chave: dc.subject | mMTC | - |
Palavras-chave: dc.subject | Q-learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Random acess | - |
Palavras-chave: dc.subject | NOMA | - |
Título: dc.title | Throughput and latency Q-learning-based random access protocols for mMTC systems | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: