Diego Velázquez e os retratos de Felipe IV : a pintura barroca e a idéia de tempo na sociedade espanhola do século XVII

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorJoanilho, André Luiz [Orientador]-
Autor(es): dc.contributorPereira, Magnus Roberto de Mello-
Autor(es): dc.contributorMartinez, Cláudia Eliane Parreiras Marques-
Autor(es): dc.contributorSousa, Silvia Cristina Martins de-
Autor(es): dc.contributorJoanilho, Mariângela Peccioli Galli-
Autor(es): dc.creatorSilva, Susana Aparecida da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-15T12:51:17Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-15T12:51:17Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-01-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-01-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-15-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/13276-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/975985-
Descrição: dc.descriptionResumo: Esta pesquisa reflete a respeito da possibilidade de se analisar a idéia de tempo na Espanha Barroca do século XVII através de cinco retratos feitos pelo pintor espanhol Diego Velázquez (1599-166) Estes retratos são feitos após o período em que o pintor é admitido na corte de Felipe IV da Espanha (165-1665) como pintor oficial As fontes visuais selecionadas para esta pesquisa no sentido de possibilitar a análise da idéia de tempo são retratos do rei feitos por Diego Velázquez e representam o rei jovem e posteriormente envelhecido Acredita-se que a idéia de tempo para Velázquez tenha estreita relação com a sociedade barroca espanhola do século XVII na qual ele está inserido Neste sentido, as representações do poder e do envelhecimento do monarca possíveis de serem vistas nas pinturas de Velázquez contribuem para se pensar a concepção de tempo do artista e da sociedade espanhola daquele período-
Descrição: dc.descriptionDissertação (Mestrado em História Social) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História Social-
Descrição: dc.descriptionAbstract: This research reflects on the possibility of analyzing the idea of time in Spain of the seventeenth century Baroque through five portraits by Spanish painter Diego Velázquez (1599-166) These pictures are made after the period when the painter was admitted to the court of Philip IV of Spain (165-1665) as official painter The visual sources selected for this research in order to allow the analysis of the idea of time are portraits of the king made by Diego Velázquez and represent the young king and subsequently aged It is believed that the idea of time to Velázquez has close relationship with the Spanish baroque society of the seventeenth century in which it is inserted In this sense, representations of power and the aging monarch's possible to be seen in the paintings of Velázquez contributed to the conception of time thinking about the artist and Spanish society of that period-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationMestrado-
Relação: dc.relationHistória Social-
Relação: dc.relationCentro de Letras e Ciências Humanas-
Relação: dc.relationPrograma de Pós-Graduação em História Social-
Palavras-chave: dc.subjectHistória social-
Palavras-chave: dc.subjectTempo-
Palavras-chave: dc.subjectHistória-
Palavras-chave: dc.subjectPintura barroca-
Palavras-chave: dc.subjectMedição-
Palavras-chave: dc.subjectSocial history-
Palavras-chave: dc.subjectHistory-
Palavras-chave: dc.subjectBaroque painting-
Palavras-chave: dc.subjectHistory in art-
Palavras-chave: dc.subjectSpace and time in art-
Palavras-chave: dc.subjectMeasurement-
Palavras-chave: dc.subjectTime-
Título: dc.titleDiego Velázquez e os retratos de Felipe IV : a pintura barroca e a idéia de tempo na sociedade espanhola do século XVII-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da UEL - RIUEL

Não existem arquivos associados a este item.