Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Arruda, Gilmar [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Zélia Lopes da | - |
Autor(es): dc.contributor | Soares, Marco Antônio Neves | - |
Autor(es): dc.creator | Fernandes, Priscila Martins | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T12:51:16Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T12:51:16Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10237 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/975981 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Esta Dissertação pretende analisar como foi construída as identidades nikkeis em Londrina entre o início da década de 193 até o ano de 197 a partir da memória de indivíduos pertencentes a esse grupo étnico, recorrendo ao uso e à análise das fontes orais Assim, objetiva-se verificar com foram constituídas as estratégias de sobrevivência e de ascensão social dos familiares dos entrevistados, as possíveis transformações, conflitos e negociações de uma memória identitária diante de uma sociedade em sua maioria não descendente, e como essa memória estaria ou não ligada às questões socioeconômicas Analisa-se, ainda, a importância da educação como suporte para formação das identidades nikkeis, além de verificar aspectos presentes na memória desse grupo étnico, tidos como parte constituinte de suas identidades, como honestidade, responsabilidade entre outros, e que servem de elementos que podem diferenciá-los diante da sociedade brasileira Pretende-se também avaliar o processo de negociação das identidades e os conflitos vividos, analisando por meio da memória desse grupo étnico, em quais momentos se afirma e em quais se nega suas identidades nikkeis | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em História Social) - Univerdidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História Social | - |
Descrição: dc.description | Abstract: This master dissertation analyzes how the Nikkeis identities was built in Londrina, from the beginning of 193 to 197, using the data from the informant’s memories, based on oral investigations Therefore, the goal of this paper is to verify how the survival and social climbing strategies of the groups were developed, the possible changes and conflicts of the descendants in our society and how this memory was or was not related to socioeconomic issues We intend to check the importance of education as a support for the construction of the Nikkeis identities, as well as to verify some aspects in their memory, considered part of their identities, such as honesty, responsibility, and others, that differ their culture from the Brazilian society We also aim at evaluating the process of identity negotiation and the conflicts, analyzing through their memory the moments when the Nikkeis identities is confirmed or denied | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Mestrado | - |
Relação: dc.relation | História Social | - |
Relação: dc.relation | Centro de Letras e Ciências Humanas | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em História Social | - |
Palavras-chave: dc.subject | História social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Imigração japonesa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Imigração japonesa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Memória | - |
Palavras-chave: dc.subject | Colonização japonesa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Social history | - |
Palavras-chave: dc.subject | Japanese immigration | - |
Palavras-chave: dc.subject | History | - |
Palavras-chave: dc.subject | Londrina (PR) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Japanese colonization - Memory | - |
Palavras-chave: dc.subject | Japanese immigration | - |
Título: dc.title | Identidades e memória de imigrantes japoneses e descendentes em Londrina : 1930-1970 | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: