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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Greguol, Márcia [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Seron, Bruna Barboza | - |
Autor(es): dc.contributor | Morato, Márcio Pereira | - |
Autor(es): dc.creator | Brugnhago, Viviany da Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T12:51:15Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T12:51:15Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9236 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/975972 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: A prática de atividade física é fundamental para a manutenção da saúde de crianças e adultos No entanto, entre pessoas com deficiência, existe elevada prevalência de sedentarismo, especialmente entre as crianças, sobretudo pela falta de acesso a programas específicos voltados às suas possibilidades O objetivo do estudo foi avaliar a influência do suporte parental na prática de atividades físicas de crianças com deficiência Participaram do estudo 35 crianças com deficiência motora e suas mães, que responderam separadamente a questionários voltados a avaliar seu nível habitual de atividade física e como mães e filhos percebiam o apoio parental para a prática de atividade física As mães e as crianças responderam separadamente à Escala de Suporte Familiar para a Prática de Atividade Física Em seguida, as crianças responderam ao questionário PAQ-C “Physical Activity Questionnaire for Older Children” e as mães responderam ao Questionário Baecke de Atividade Física Habitual Foi também aplicado um questionário para mães e crianças sobre as barreiras e facilitadores percebidos para a prática de atividade física Os dados foram tratados por estatística descritiva, teste t-student e análise de variância para comparação dos grupos e teste de correlação de Pearson para verificar a associação entre as variáveis Foi adotada significância p< ,5 Os resultados mostraram que o suporte parental apresentou relação positiva com o nível de prática de atividade física das crianças, porém apenas das mais novas, com idades de oito e nove anos Não foram vistas diferenças no suporte parental relatado e percebido entre crianças de diferentes sexos, faixas etárias e tipos de locomoção Os resultados médios do nível de atividade física das mães evidenciou uma quantidade de prática insuficiente, porém elas atribuíram elevada importância à prática de atividade física dos filhos Os itens considerados como maiores facilitadores foram o apoio dos amigos e da família, a simpatia do professor, a divulgação de informações e o conhecimento pessoal sobre a atividade física Já como principais barreiras foram destacadas a acessibilidade arquitetônica, o transporte, o cansaço físico, a presença de dores e a falta de tempo Dada a importância das diferentes formas de suporte parental no nível de atividade física das crianças com deficiência, sugere-se que sejam disseminadas de maneira mais efetiva informações para os pais sobre a importância da adoção de um estilo de vida fisicamente ativo pelos filhos | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação Física e Esportes, Programa de Pós-Graduação em Educação Física | - |
Descrição: dc.description | Abstract: The practice of physical activity is essential for maintaining the health of children and adults However, among people with disabilities, there is a high prevalence of sedentary lifestyle, especially among children, especially due to the lack of access to specific programs aimed at their possibilities The aim of the study was to evaluate the influence of parental support on the practice of physical activities by children with disabilities Thirty-five children with motor disabilities and their mothers participated in the study, who answered separately to questionnaires aimed at evaluating their usual level of physical activity and how mothers and children perceived parental support for the practice of physical activity Mothers and children responded separately to the Family Support Scale for Physical Activity Practice Then, the children answered the PAQ-C questionnaire “Physical Activity Questionnaire for Older Children” and the mothers answered the Baecke Habitual Physical Activity Questionnaire The data were treated by descriptive statistics, t-student test and analysis of variance to compare the groups and Pearson's correlation test to verify the association between the variables Parental support showed a positive relationship with the level of physical activity practice of the children, but only the younger ones, aged between eight and nine No differences were seen in reported and perceived parental support between children of different sexes, age groups and types of locomotion The average results of the level of physical activity of the mothers evidenced an insufficient amount of practice and, however, they attributed high importance to their children's practice of physical activity The items considered as the greatest facilitators were the support of friends and family, the teacher's friendliness, the dissemination of information and personal knowledge about physical activity As the main barriers, architectural accessibility, transport, physical fatigue, the presence of pain and lack of time were highlighted Given the importance of different forms of parental support in the level of physical activity of children with disabilities, it is suggested that information be disseminated more effectively to parents about the importance of adopting a physically active lifestyle by their children | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Mestrado | - |
Relação: dc.relation | Educação Física | - |
Relação: dc.relation | Centro de Educação Física e Esportes | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física UEM/UEL | - |
Palavras-chave: dc.subject | Exercícios físicos para crianças | - |
Palavras-chave: dc.subject | Crianças deficientes | - |
Palavras-chave: dc.subject | Suporte parental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Exercise for children | - |
Palavras-chave: dc.subject | Children with disabilities | - |
Palavras-chave: dc.subject | Parental support | - |
Título: dc.title | Influência do suporte parental no nível da prática de atividade física de crianças com deficiência | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
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