Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Nascimento, Gizêlda Melo do [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Batista, Raimunda de Brito | - |
Autor(es): dc.contributor | Adolfo, Sérgio Paulo | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Stefani Edvirgem da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T12:51:14Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T12:51:14Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12340 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/975967 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: A relevância da colaboração literária para as questões sociais condiciona nosso trabalho para a observação das teorias que se perpetuaram como verdades inquestionáveis e geraram um imaginário que, muitas vezes, sobrepõe uma classe sobre a outra, um gênero sobre o outro e, no caso desta pesquisa, uma etnia sobre a outra Tendo em vista a trajetória do negro no Brasil mesmo após a abolição da escravatura, sua imagem continuou ligada às funções e estereotipias de escravo, cabendo a estes indivíduos buscar estratégias de emancipação e manutenção de sua cultura que constantemente tentou-se anular Utilizando-se da escrita como uma das estratégias de desconstruir a representação do negro enquanto escravo, a literatura afro-brasileira surge no contexto da literatura nacional, gerando uma identidade singular e tradutora de uma escritura que a distingue no quadro da produção literária brasileira com intuito de descongelar a figura do negro mantido sempre ao rés das representações no universo canônico | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras | - |
Descrição: dc.description | Abstract: The relevance of literary collaboration for social issues affects our work for an observation of the theories that have been perpetuated as unquestionable truths and generated a social image that often overlap one class over another class, one gender over another gender and in our case an ethnic group over another one From the black people’s trajectory in Brazil even after the slavery abolition, their image remained linked in slaves roles and stereotypes It’s necessary that these people seek strategies for the empowerment and protection of their culture which was constantly tried to be cancel Using the writing as a deconstruction strategy for the representation of black people as slaves, African-Brazilian Literature starts in the national literature context, creating a unique identity and translating the writting which distinguishes itself among Brazilian literary production with intention to unfreeze the black person figure who always is maintained in the marginal representations in the canonical universe | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Mestrado | - |
Relação: dc.relation | Letras | - |
Relação: dc.relation | Centro de Letras e Ciências Humanas | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-graduação em Letras | - |
Palavras-chave: dc.subject | Negros na literatura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literatura afro-brasileira | - |
Palavras-chave: dc.subject | História e crítica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Negros | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aspectos sociais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Negroes in literature | - |
Palavras-chave: dc.subject | African-brazilian literature | - |
Palavras-chave: dc.subject | History and criticism | - |
Palavras-chave: dc.subject | Negroes - Social aspects | - |
Título: dc.title | A literatura como estratégia de emancipação do negro | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: