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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Marquezine, Maria Cristina [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Vitaliano, Célia Regina | - |
Autor(es): dc.contributor | Mori, Nerli Nonato Ribeiro | - |
Autor(es): dc.creator | Porto, Patrícia Padilha | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T12:51:11Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T12:51:11Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14861 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/975953 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Este estudo trata do Atendimento Educacional Especializado (AEE) ofertado às pessoas com deficiências, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, definido pelo Ministério da Educação (MEC), como um conjunto de atividades, recursos de acessibilidade e pedagógicos, prestado de forma complementar ou suplementar à formação dos alunos no ensino regular O AEE poderá ser ofertado pelos sistemas públicos de ensino ou pelas instituições especializadas, com a Sala de Recursos Multifuncional (SRM), como espaço prioritário dotados de equipamentos, mobiliários, materiais didáticos e pedagógicos, para a oferta do AEE Visou-se com esta pesquisa caracterizar o AEE ofertado em SRM pelas escolas regulares da rede estadual de ensino de uma cidade do norte do estado do Paraná Para alcançar esse objetivo, foi feita uma pesquisa de abordagem quali-quantitativa do tipo “Survey” ou de “levantamento” O estudo foi realizado nas oito escolas da rede estadual de ensino de um município da região norte do estado do Paraná que tem autorizado o funcionamento da SRM Para coleta dos dados foram utilizados dois instrumentos: formulário/questionário com questões fechadas e roteiro de entrevista semiestruturada Os participantes foram as nove professoras que atuam nessas SRM Para tratamento dos dados do formulário utilizou-se a estatística descritiva e para os dados da entrevista, a opção foi a análise de conteúdo Esses dados foram divididos e reorganizados em cinco grandes temas: implantação da sala de recursos, organização e funcionamento da sala de recursos multifuncional, avaliação para identificação das necessidades educacionais especiais, formação do professor especialista e possibilidades do atendimento em sala de recursos multifuncional Concluiu-se que o AEE ofertado em SRM foi considerado como relevante para o processo de inclusão escolar dos alunos, público-alvo da educação especial, embora tenha apresentado dificuldades quanto a sua organização e funcionamento Dentre alguns pontos que foram discutidos, podem-se destacar: o espaço físico, que foi considerado inadequado, a formação em serviço dos professores especialistas, que ocorre sem um planejamento aparente, o público-alvo que se constitui majoritariamente de alunos sem deficiência, o trabalho colaborativo entre professor especialista e professor do ensino comum que não é prioridade na organização do atendimento Dessa forma, as possibilidades identificadas no trabalho de SRM ainda são muito incipientes e fragilizadas Seria preciso reorganizar o serviço de apoio, em sua estrutura física, adquirindo-se materiais didáticos e pedagógicos apropriados e fortalecendo-se tanto o papel do professor especialista, como profissional articulador desse processo, quanto o de toda a equipe de profissionais e professores da escola, como responsáveis pelo trabalho com esses alunos | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
Descrição: dc.description | Abstract: This study addresses the Special Educational Care (SEC) given to individuals with deficiencies, global development disorders and high abilities/giftedness, as defined by the Ministry of Education, comprehending a set of activities, access and pedagogical resources considered as complementation or supplementation to regular school formation SEC can be provided by the public education sectors or by specialized institutions by and within their Multifunctional Resource Room (MRR) as a priority space furnished with equipment, furniture items, didactic and pedagogical materials for SEC This research was meant to characterize SEC in MRRs from regular state schools in a city located in the north of Paraná A qualitative and quantitative approach survey was carried out and involved eight state schools authorized to have an MMR Two instruments were used for data collection: form/questionnaire with closed questions and a semi-structured interview Nine teachers who work in the MRRs took part of the research Descriptive statistics was applied to the forms and the interviews underwent an analysis of content The data were sorted out into five major themes: implementation of the resource room, organization and work in the multifunctional resource room, evaluation for identification of special educational needs, formation of the specialist teacher, and possibilities for assistance in the multifunctional resource room It is concluded that the SEC provided in the MRR is relevant as a process of school inclusion of the students, the target public of special education, despite difficulties in regard to organization and work Among the issues discussed, highlight is given to the physical area considered inadequate, the in-service formation of specialist teachers with no apparent planning, most of the target public without any deficiency, and the collaborative work by and between the specialist and regular teachers with no priority in the organization of assistance Thus, the possibilities identified in the MRR work are still incipient and fragile It is required a reorganization of support services in the physical structure and the acquisition of appropriate didactic and pedagogical materials for the strengthening of the role of the specialist teacher as an articulator professional and of the staff members and school teachers as the ones responsible for the work with the students | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Mestrado | - |
Relação: dc.relation | Educação | - |
Relação: dc.relation | Centro de Educação, Comunicação e Artes | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação especial | - |
Palavras-chave: dc.subject | Paraná | - |
Palavras-chave: dc.subject | Classes especiais (Educação) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Efeito das inovações tecnológicas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Special education | - |
Título: dc.title | Caracterização do atendimento educacional especializado em sala de recursos multifuncional : um estudo do contexto paranaense | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
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