Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Baltar, Ronaldo [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Carreri, Márcio Luiz | - |
Autor(es): dc.contributor | Baltar, Cláudia Siqueira | - |
Autor(es): dc.creator | Valério, Alexandre Schwarzenegger dos Santos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T12:51:09Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T12:51:09Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16989 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/975944 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Na profissão de professor, percebo uma constante necessidade em se desenvolver mecanismos que busquem manter a escola relevante e interessante para os alunos O uso das tecnologias digitais é hoje um dos maiores divisores entre gerações, alunos e professores utilizam smartphones de maneira diferentes, dão importancias diferentes, e a escola perde um pouco do sentido para esse aluno, pois não é mais o local onde está todo o conhecimento, o conhecimento está na internet, e é papel da escola utilizar essa internet para proporcionar o ensino aos alunos Essa pesquisa visa analisar as atuais discussões acerca de tentativas de aplicação de novas tecnologias no ensino e tenta adaptar essas experiências para a produção de uma material pedagógico para a disciplina de Sociologia Ao se discutir pensadores e Sociologos que analisam esse momento de transformação tecnológica/digital que estamos passando, podemos criar expectativas, traçar planos para o futuro e também criar maneiras de não deixar a escola ficar no passado A pesquisa mostra que alguns materiais e políticas no Brasil estão na direção certa, mas falta um esforço maior para que a internet, o uso dos smartphones e das redees sociais no ensino seja algo mais naturalizado dentro de uma sala de aula e também fora dela O desenvolvimento do material didático de dá na forma de uma apostila, e sua aplicação utiliza dois planos de aula que também estão presentes no material Analisando a implementação do material didático elaborado em salas de aula nos proporciona uma visão ampla de direta de problemas que professores e escolas enfrentam ao utilizar tecnologias que em outros ambientes já é corriqueira, mas também traça caminhos de esperança quanto a efetividade de tais metodologias | - |
Descrição: dc.description | Trabalho de Conclusão Final (Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional | - |
Descrição: dc.description | Abstract: In the teaching profession, I perceive a constant need to develop mechanisms that seek to keep the school relevant and interesting for students The use of digital technologies is today one of the greatest divisors between generations, students and teachers use smartphones in different ways, give different importance, and the school loses some sense for this student, as it is no longer the place where all knowledge is , knowledge is on the internet, and it is the school's role to use this internet to provide teaching to students This research aims to analyze the current discussions about attempts to apply new technologies in teaching and tries to adapt these experiences for the production of pedagogical material for the discipline of Sociology When discussing thinkers and sociologists who analyze this moment of technological / digital transformation that we are going through, we can create expectations, outline plans for the future and also create ways of not letting the school stay in the past The research shows that some materials and policies in Brazil are in the right direction, but there is a lack of greater effort for the internet, the use of smartphones and social networks in teaching to be something more naturalized within the classroom and also outside it The development of didactic material takes the form of a handout, and its application uses two lesson plans that are also present in the material Analyzing the implementation of didactic material prepared in classrooms provides us with a broad and direct view of problems that teachers and schools face when using technologies that are already commonplace in other environments, but also traces paths of hope regarding the effectiveness of such methodologies | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Mestrado Profissional | - |
Relação: dc.relation | Sociologia | - |
Relação: dc.relation | Centro de Letras e Ciências Humanas | - |
Relação: dc.relation | Programa de Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sociologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores de sociologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Redes sociais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cibercultura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sociology teachers | - |
Palavras-chave: dc.subject | Social networks | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cyberculture | - |
Palavras-chave: dc.subject | Internet | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sociology | - |
Título: dc.title | Relação dos professores de sociologia com a utilização das tecnologias digitais para o ensino : desenvolvimento de um material didático | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: