A interdisciplinaridade educativa na contextualização do conceito de transformação química em um curso de ciências biológicas

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBatista, Irinéa de Lourdes [Orientador]-
Autor(es): dc.contributorLemos, Evelyse dos Santos-
Autor(es): dc.contributorOliveira, Vera Lúcia Bahl de-
Autor(es): dc.contributorLeite, Sidnei Quezada Meireles-
Autor(es): dc.contributorSantana, Henrique de-
Autor(es): dc.creatorBernardelli, Marlize Spagolla-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-15T12:51:06Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-15T12:51:06Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-01-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-01-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-15-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/14962-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/975931-
Descrição: dc.descriptionResumo: A presente pesquisa partiu de indagações pessoais com o intuito de identificar de que forma os educandos do curso de Ciências Biológicas contextualizam o conceito de transformação química da matéria Dessa forma, visou analisar a possibilidade de ampliação das noções dos educandos na integração e na contextualização desse conceito químico, mediante uma proposta interdisciplinar, pautada na aprendizagem significativa Utilizou-se a abordagem qualitativa de cunho bibliográfico na busca de interpretar e compreender as noções dos educandos a respeito do conceito proposto Na abordagem metodológica, os resultados da aplicação da sequência didática desenvolvida foram analisados à luz da análise de conteúdo para categorizar o conhecimento dos educandos e mapear o seu perfil conceitual Desta forma foi possível contextualizar o conceito químico na área da Biologia, a fim de articular as teorizações da aprendizagem significativa, interdisciplinaridade, formação docente e perfil conceitual, teorizações estas utilizadas nessa pesquisa Essa articulação teve como finalidade observar de que forma os graduandos do curso de Ciências Biológicas, de uma universidade pública do norte do Paraná, identificam o conceito químico em sua área de formação Assim, pode-se inferir que a proposta desenvolvida proporcionou aos envolvidos uma eventual organização das noções do conceito apresentado, por meio dos mapas conceituais, diário de bordo e atividades que proporcionaram a identificação de que os conceitos dos participantes não estavam de acordo com a literatura, visto que, alguns conceitos eram apresentados por estes educandos equivocadamente Constatou-se ainda que, por meio da sequência didática proposta, houve indícios de aprendizagem significativa e ampliação do perfil conceitual dos graduandos envolvidos-
Descrição: dc.descriptionTese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática-
Descrição: dc.descriptionAbstract: The present research came from personal questions with the aim to identify how the students of the Biological Sciences course contextualize the concept of the matter chemical transformation In this way, it aimed to analyse the possibility of the enlargement of the students's notions in the integration and contextualization of this chemical concept in face of an interdisciplinar proposal guided in the meaningful learning It was used a qualitative approach of bibliographic nature trying to interpret and understand the students's notions about the concept proposed In the methodological approach, the results of the application of the instructional sequence developed were analysed in the light of the content analysis to categorize the students's knowledge and map their conceptual profileThus, it was possible to contextualize the chemical concept in the Biology field in order to articulate the theories of the meaningful learning, interdisciplinarity, teacher training and conceptual profile, theories which were used in this research This articulation had as the aim to observe how the undergraduated of the Biological Sciences course of a state university in the north of Paraná identify the chemical concept in their graduation field Thus, we can infer that the proposal developed provided the people involved an eventual organization of the notion of the concept presented through conceptual maps, journal and activities which provided the identification that the participants's concepts were not in agreement with the literature since some concepts were presented by these students mistakenly It was found by the means of the instructional sequence proposed that there were evidences of meaningful learning and enlargement of the conceptual profile of the undergraduated involved-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationDoutorado-
Relação: dc.relationEnsino de Ciências e Educação Matemática-
Relação: dc.relationCentro de Ciências Exatas-
Relação: dc.relationPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática-
Palavras-chave: dc.subjectQuímica-
Palavras-chave: dc.subjectEstudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectQuímica-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de conceitos-
Palavras-chave: dc.subjectAbordagem interdisciplinar do conhecimento na educação-
Palavras-chave: dc.subjectChemistry - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectInterdisciplinary approach to knowledge in education-
Palavras-chave: dc.subjectConcept formation-
Palavras-chave: dc.subjectScientific language-
Palavras-chave: dc.subjectConcept formati-
Título: dc.titleA interdisciplinaridade educativa na contextualização do conceito de transformação química em um curso de ciências biológicas-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da UEL - RIUEL

Não existem arquivos associados a este item.