Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Weber, José Fernandes [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Santos, Eder Soares | - |
Autor(es): dc.contributor | Nalli, Marcos Alexandre Gomes | - |
Autor(es): dc.contributor | Feldhaus, Charles | - |
Autor(es): dc.creator | César, André Gheti | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T12:50:57Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T12:50:57Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14421 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/975883 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Esta Dissertação busca a compreensão do processo civilizatório na obra Genealogia da moral de Friedrich Nietzsche e na Dialética do Esclarecimento de Theodor Adorno e Max Horkheimer Ao reunir semelhanças temáticas entre estes pensadores, esta Dissertação trata de elaborar reflexões referentes à racionalidade e moralidade presentes na civilização desde os primórdios da humanidade e seu respectivo desenvolvimento No decorrer das reflexões, notar-se-á a importância que determinadas normas sociais possuem no processo de construção do ser humano Devido o enorme pavor do ser humano do desconhecido, as comunidades humanas necessitam da criação de regras que possam orientar os indivíduos em suas ações e na construção de sua identidade O estabelecimento da moral e sua reprodução incessante pelo costume possibilitam a formação do ser humano através da coerção As referidas obras indicam que a civilização se caracterizou pelo predomínio da moralidade e racionalidade, assim como a respectiva repressão dos instintos no ser humano A violência seria, portanto, parte constitutiva do processo civilizatório A adaptação às convenções sociais retira o homem do pavor das forças desconhecidas pelo preço da mutilação sensorial humana | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Filosofia | - |
Descrição: dc.description | Abstract: This dissertation aims to understand the civilizing process in the opus Genealogy of Morals from Friedrich Nietzsche and in Dialectic of Enlightenment from Thedor Adorno and Max Horkheimer By gathering thematic similarity between these philosophers, this dissertation elaborates reflections about the racionality and morality in the civilization since the dawn of humanity and their respective development During the reflections we'll observe the importance of specific social norms inside of human been construction process Because humanity fears the unknown, human communities require the creation of rules that can guide individuals in their actions and in the construction of their identity The establishment of morality and its continuous reproduction by the custom enable the formation of the human being through coercion The cited opuses indicate that civilization was characterized by the predominance of morality and rationality, as well as its repression of instincts in humans Therefore, violence is a constitutive part of the civilizing process Adaptation to social conventions removes man from fear of the unknown forces at the price of human sensory mutilation | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Mestrado | - |
Relação: dc.relation | Filosofia | - |
Relação: dc.relation | Centro de Letras e Ciências Humanas | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-graduação em Filosofia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Filosofia alemã | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ética | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dialética | - |
Palavras-chave: dc.subject | Processo civilizatório | - |
Palavras-chave: dc.subject | Philosophy, German | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ethics | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dialectic | - |
Título: dc.title | O processo civilizatório na genealogia da moral e dialética do esclarecimento | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: