Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Zancanaro, Lourenço [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Henning, Leoni Maria Padilha | - |
Autor(es): dc.contributor | Pizzi, Jovino | - |
Autor(es): dc.contributor | Volpato, Rosângela Aparecida | - |
Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Terezinha | - |
Autor(es): dc.creator | Lopes, Natalia Branco | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T12:50:56Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T12:50:56Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12215 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/975875 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Este trabalho dedica-se a demonstrar que a ética do discurso e a ação comunicativa possuem elementos capazes de orientar a escola, sobretudo o professor, no desafiador compromisso de formar cidadãos Com este objetivo, as reflexões apresentadas fundamentam-se em dois referenciais teóricos: a filósofa espanhola Adela Cortina e o filósofo alemão Jürgen Habermas A partir do estudo de Cortina em relação à aliança e ao contrato, busca-se esclarecer o significado de cidadania Na sequência, demonstra-se a necessária articulação entre a educação e os valores morais mínimos da ética cívica Finaliza-se o estudo indicando em alguns pontos da teoria da ação comunicativa, bem como da ética do discurso, proposta pelo filósofo alemão Jürgen Habermas, os valores destacados anteriormente Foram realizadas, concomitantemente, algumas reflexões a respeito da incorporação da ação comunicativa na educação escolar A ideia central do trabalho gira em torno da percepção de que tão somente uma práxis que traga em si esses valores é que de fato terá condições de contribuir para a formação do cidadão Considera-se que a ação pedagógica comunicativa oportunizará aos alunos as condições necessárias para vivenciar, a partir da liberdade, igualdade, respeito ativo, solidariedade e do diálogo, os valores essenciais para o seu desenvolvimento enquanto cidadãos | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
Descrição: dc.description | Abstract: This work aims to demonstrate that discourse ethics and communicative action render elements to guide the school, especially the teacher, in the challenging commitment to form citizens With this in mind, we base our reflections on two theoretical frameworks: the Spanish philosopher Adela Cortina and the German philosopher Jürgen Habermas Starting from the study of Cortina as to alliance and contract, we seek to clarify the meaning of citizenship Thereafter, we show the essential link between education and the moral values of minimum civic ethics Finally, we indicate such values in some points of the theory of communicative action as well as in the discourse ethics of Jürgen Habermas Some reflections will be held at the same time about the incorporation of communicative action in school education The central idea revolves around the perception that only a praxis that will bring in itself these values will in fact be able to contribute to the formation of the citizen We consider that communicative pedagogical action renders students the necessary conditions to experience the essential values for their development as citizens, based on freedom, equality, active respect, solidarity and through dialogue | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Mestrado | - |
Relação: dc.relation | Educação | - |
Relação: dc.relation | Centro de Educação, Comunicação e Artes | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cidadania | - |
Palavras-chave: dc.subject | Valores morais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comunicação na educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ética discursiva | - |
Palavras-chave: dc.subject | Citizenslip education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Moral values | - |
Palavras-chave: dc.subject | Communication in education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ethics discourse - Education - Brazil | - |
Título: dc.title | Educação escolar comunicativa : um possível caminho para a formação da cidadania | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: