Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Machado, Rosemeri Passos Baltazar [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Esther Gomes de | - |
Autor(es): dc.contributor | Simon, Luiz Carlos Santos | - |
Autor(es): dc.creator | Kato, Mayara Yukari | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T12:50:49Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T12:50:49Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12976 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/975843 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Há algum tempo, considerava-se a crônica como um gênero menor, sem muita relevância É notório que, apesar de ter ganhado certo destaque entre os gêneros literários, a crônica continua a ser pouco estudada em algumas instâncias, por exemplo, sob o ponto de vista linguístico Pretende-se, assim, debruçar-se sobre esse gênero em particular com o intuito de analisar as vozes que se mesclam nesse espaço discursivo, as quais ora se confirmam, ora se contradizem, sempre em um confronto Ressalta-se que o conceito de heterogeneidade enunciativa que será tomado como base teórica foi desenvolvido por Jacqueline Authier-Revuz (24), que classifica tal conceito em heterogeneidade mostrada (marcada e não marcada) e heterogeneidade constitutiva, a serem explicitadas ao longo do trabalho Atrelada a essa questão, encontra-se a polifonia, concepção desenvolvida por Oswald Ducrot (1987), demarcando a alteridade nos enunciados e as ideologias presentes nas vozes que constituem um discurso A polifonia, que se originou por meio dos estudos de Mikhail Bakhtin (1981; 24) sobre o dialogismo, é uma teoria que fundamentou o nascimento do conceito de heterogeneidade enunciativa No entanto, para que o trabalho possa ser desenvolvido de forma eficaz, serão necessários alguns apontamentos acerca de conceitos discursivos e outros a eles atrelados, como o de ideologia, interdiscurso, formação discursiva, entre outros, tendo como suporte teórico a Análise do Discurso de orientação francesa (AD) Trata-se, portanto, de visualizar a crônica pelo ângulo discursivo, desvendando os aspectos que denotam o outro nesse espaço, além de analisar os efeitos de sentido que o corpus, composto por crônicas escritas por Carlos Drummond de Andrade, possibilita produzir, revelando, assim, ideologias diversas, representadas pela variedade de vozes que constituem os discursos do gênero em questão, em uma constante (des)construção, pois, segundo a AD, desconstrói-se para poder construir sentidos | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem | - |
Descrição: dc.description | Abstract: Some time ago, the chronicle was considered a minor genre, irrelevant It is true, therefore, that despite having gained some status among the literary genres, it is still understudied in some instances, for example, by the linguistic point of view It is intended to look into this particular genre in order to analyze the voices that blend in this discursive space, which sometimes are confirmed and sometimes contradict each other, always in a confrontation It is noteworthy that the concept of enunciative heterogeneity which will be taken as our theoretical basis was developed by Jacqueline Authier-Revuz (24), who classifies this concept in manifest heterogeneity (marked and non-marked) and in constitutive heterogeneity, to be explained along this study Linked to this issue, it is polyphony, concept developed by Oswald Ducrot (1987), marking the otherness in the propositions and the ideologies present in the voices that constitute a discourse The polyphony, which originated through Mikhail Bakhtin (25) studies on dialogism, is a theory that embased the concept of enunciative heterogeneity However, to this research’s effective development, some notes about the discursive concepts will be necessary, as ideology, interdiscourse, discursive formation and others related to the discourse, with the theoretical support of the Discourse Analysis of French orientation Thus, we aim to visualize the chronicle through the discursive way, revealing the aspects that denote the other in this space, in addition to analyzing the effects of meaning that the corpus, which is composed of chronicles/narratives written by Carlos Drummond de Andrade, enables to produce, revealing different ideologies, represented by the variety of voices that constitute the genre’s discourses, in a constant (de)construction, considering that the Discourse Analysis deconstruct in order to construct meanings | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Mestrado | - |
Relação: dc.relation | Estudos da Linguagem | - |
Relação: dc.relation | Centro de Letras e Ciências Humanas | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Crônicas brasileiras | - |
Palavras-chave: dc.subject | História e crítica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Heterogeneidade enunciativa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Análise do discurso | - |
Palavras-chave: dc.subject | Discourse analysis | - |
Título: dc.title | (Des)construção da crônica drummondiana : heterogeneidade enunciativa e efeitos de sentido | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: