
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Salvi, Rosana Figueiredo [Orientador] | - |
| Autor(es): dc.contributor | Andrade, Mariana Aparecida Bologna Soares de | - |
| Autor(es): dc.contributor | Costas, José Manuel Moran | - |
| Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Vera Lúcia Bahl de | - |
| Autor(es): dc.contributor | Andrade, Mariana Aparecida Bologna Soares de [Coorientadora] | - |
| Autor(es): dc.creator | Miranda, Renan Santos | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T12:50:45Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T12:50:45Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16614 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/975820 | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: A presente investigação buscou inserir aspectos que relacionam/abordam a temática ambiental, por meio da aprendizagem ativa com vistas a provocar o pensamento reflexivo, de estudantes do sétimo ano na disciplina de Ciências, oriundos de um colégio público localizado na cidade de Londrina/ Pr A pesquisa realizada se ancorou nos princípios qualitativos, a mesma foi efetivada no período de Março a Abril/217, totalizando seis encontros, denominados nesta Dissertação de momentos, sendo construídos no formato de oficinas totalizando onze estratégias diversificadas Os instrumentos de coletas de dados se centraram na produção dos estudantes, após o desenvolvimento das diferentes atividades, ora por meio de texto, desenhos, vídeos, apresentações, ora por meio das fotos tiradas pelo pesquisador e anotações no diário de campo As produções foram analisadas por meio de quatro níveis de reflexão, elaborados pelo pesquisador -1° interação com o conhecimento; 2°Relações sociais do conhecimento com vistas ao cotidiano; 3° Relações criativas; 4° Elementos que apontam o significado de meio ambiente-, que possuem o objetivo de analisar/ caracterizar atitudes presentes nos estudantes, com atitudes e reflexões nas questões ambientais em estudo Diante destas análises, foi possível a elaboração de dois quadros, sendo o primeiro quadro síntese 12, que discute/caracteriza os níveis de reflexão nos estudantes durante o processo das atividades, se mostrando relevante como instrumento de caracterização do pensamento reflexivo Já o quadro síntese 13, discute oito etapas que se mostraram significativas para provocar o pensamento reflexivo durante o processo das atividades, levando a elaboração de um modelo pedagógico ativo para a aprendizagem em temas ambientais Por fim, o pesquisador aponta para as possibilidades de implementação de atividades ativas, em ambientes que apresentam predominância tradicional | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: The present research sought to insert aspects that relate / approach the environmental theme, through active learning with a view to provoking reflective thinking, in the students of seventh year in the discipline of Science, coming from a public college located in the city of Londrina / Pr The research was anchored in the qualitative principles, it was carried out in the period from March to April / 217, totaling six meetings, denominated in this dissertation of moments, being constructed in the format of workshops totaling eleven diversified strategies The data collection instruments focused on the students' production, after the development of the different activities, either through text, drawings, videos, presentations, sometimes through the photographs taken by the researcher and notes in the field diary The productions were analyzed through four levels of reflection, elaborated by the researcher: 1 ° interaction with knowledge; 2 ° Social relations of knowledge with a view to everyday life; 3 ° Creative relationships; 4 ° Elements that indicate the meaning of environment, which have the objective of analyzing / characterizing present attitudes in students, with attitudes and reflections on the environmental issues under study In view of these analyzes, it was possible to draw up two tables, the first synthesis table 12, which discusses / characterizes the levels of reflection in students during the activities process, proving to be relevant as a tool for characterizing reflexive thinking On the other hand, the synthesis table 13 discusses eight steps that have been shown to provoke reflective thinking during the activities process, promoting the development of an active technique for learning about environmental issues Finally, the researcher points out the implementation of active activities, in environments that have a traditional predominance | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Relação: dc.relation | Mestrado | - |
| Relação: dc.relation | Ensino de Ciências e Educação Matemática | - |
| Relação: dc.relation | Centro de Ciências Exatas | - |
| Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ciência | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Estudo e ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação ambiental | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Tutoria entre pares estudantes | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Science | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Learning | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Environmental education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Peer-group tutoring of students | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Study and teaching | - |
| Título: dc.title | A aprendizagem ativa no ensino da temática ambiental : instigando o pensamento reflexivo de estudantes no ensino fundamental | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: