Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Borges, Maria Isabel [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Fraga, Letícia | - |
Autor(es): dc.contributor | Rodrigues, Flávio Luis Freire | - |
Autor(es): dc.creator | Fiori, Silvana Regina Xisto | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T12:50:43Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T12:50:43Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9771 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/975812 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: O objetivo principal, neste projeto, é elaborar uma proposta de intervenção, no formato de Caderno Pedagógico, destacando as características do gênero tira cômica com ênfase no ensino contextualizado do uso dos sinais de pontuação na construção de sentidos Espera-se, com isso, reduzir as dificuldades com a pontuação, de modo a contribuir para as práticas de leitura e escrita dos alunos do 8º ano do Ensino Fundamental Diante disso, para trabalhar os conteúdos básicos da grade curricular — Oralidade, Leitura e Escrita — com a intenção de melhorar o desempenho dos alunos, escolheu-se a tira cômica, gênero que conjuga as linguagens verbal e não verbal, para narrar uma história A parte teórica — na forma desta Dissertação de mestrado, volume 1 — é constituída pela caracterização do gênero tira cômica como gênero do discurso; identificação e descrição dos recursos da linguagem dos quadrinhos; conceituação da gramática, a partir da visão prescritiva e da visão descritiva e elencar os usos prescritos nos manuais de gramática sobre a pontuação, que resultou pela escolha das diretrizes para o trabalho contextualizado com a pontuação A partir do estudo da pontuação na tira cômica, este trabalho está baseado prioritariamente nas ideias bakhtinianas de gêneros discursivos (BAKHTIN, 1992; 23; 216), na linguagem dos quadrinhos (ACEVEDO, 199; CAGNIN, 214; RAMOS, 21; VERGUEIRO, 24), no humor (POSSENTI, 1996, 1998, 21; TRAVAGLIA, 199), nas concepções de gramática (ANTUNES, 27; 214; FRANCHI, 26) e na pontuação (ALMEIDA, 1976; CUNHA, CINTRA, 21; LIMA, 211; LUFT, 22; PIACENTINI, 212) A metodologia usada para a proposta interventiva será a pesquisa qualitativa (BORGES, 216; 219; THIOLLENT, 1986; 214), organizada em três etapas: 1) diagnóstico do problema; 2) construção de conhecimentos sobre linguagem dos quadrinhos e sobre pontuação, a partir de textos materializados nas linguagens verbal e visual: tira cômica; 3) execução: realização das atividades sobre o uso da pontuação como construção de sentidos na tira cômica Ressalta-se, por fim, que o estudo da pontuação, a partir do gênero tira cômica, promoveu, de maneira contextualizada, a construção de conhecimentos tanto da linguagem e dos gêneros quadrinísticos como do uso dos sinais de pontuação na construção de sentidos do texto | - |
Descrição: dc.description | Trabalho de Conclusão Final (Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras | - |
Descrição: dc.description | Abstract: The main objective, in this project, is to elaborate an intervention proposal, in the format of Pedagogical Notebook, highlighting the characteristics of the comic strip genre with an emphasis on contextualized teaching of the use of punctuation marks in the construction of meanings, with a view to reducing difficulties with punctuation and improvement of reading and writing by students in the 8th year of elementary school Therefore, to work on the basic contents of the curriculum - Orality, Reading and Writing - with the intention of improving student performance, the comic strip was chosen, a genre that combines verbal and non-verbal languages In this way, this research intends to characterize the comic strip genre as a genre of discourse; identify the language resources of comics and describe them; conceptualize the grammar, from the prescriptive and descriptive view and list the uses prescribed in the grammar manuals on punctuation Based on this object of study, this work is organized based on works and authors that discuss discursive genres (BAKHTIN, 1992; 23; 216), textual genres (MARCUSCHI, 28), language of comics (ACEVEDO, 199; CAGNIN , 214; RAMOS, 21; VERGUEIRO, 24), humor (POSSENTI, 1996, 1998, 21; TRAVAGLIA, 199), grammar concepts (ANTUNES, 27; 214; FRANCHI, 26) and punctuation (ALMEIDA, 1976; CUNHA, CINTRA, 21; LIMA, 211; LUFT, 22; PIACENTINI, 212) The methodology used for the intervention proposal will be qualitative research (BORGES, 216; 219; THIOLLENT, 1986; 214), organized in three stages: 1) diagnosis of the problem; 2) construction of knowledge about the language of comics and punctuation, based on texts materialized in verbal and visual languages: comic strip; 3) execution: carrying out activities on the use of punctuation as construction of meanings on the comic strip Finally, it should be noted that the study of punctuation, based on the comic strip genre, promoted, in a contextualized way, the construction of knowledge of both language and comic genres and the use of punctuation marks in the construction of text meanings | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Mestrado Profissional | - |
Relação: dc.relation | Letras | - |
Relação: dc.relation | Centro de Letras e Ciências Humanas | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Letras | - |
Palavras-chave: dc.subject | Língua portuguesa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gramática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Histórias em quadrinhos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Língua portuguesa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pontuação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Portuguese language | - |
Palavras-chave: dc.subject | Portuguese language | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comic books, strips, etc | - |
Palavras-chave: dc.subject | Punctuation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Grammar | - |
Título: dc.title | Não existem histórias em quadrinhos sem pontos : um estudo sobre a pontuação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: