O professor temporário e sua ação no ensino de geografia

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAsari, Alice Yatiyo [Orientador]-
Autor(es): dc.contributorMarangoni, Ana Maria Marques Camargo-
Autor(es): dc.contributorTsukamoto, Ruth Youko-
Autor(es): dc.creatorFernandes, Juliene Soares-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-15T12:50:41Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-15T12:50:41Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-01-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-01-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-15-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/14020-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/975802-
Descrição: dc.descriptionResumo: Este estudo teve como objetivo identificar as dificuldades do professor, levantando questões como a indisciplina, a falta de motivação dos alunos, o domínio do conteúdo pelo professor, o uso de métodos de ensino voltados para a construção do pensamento crítico do aluno e o papel dos professores temporários no processo de ensino-aprendizagem Assim, viu-se a necessidade de realizar uma pesquisa teórica e empírica sobre o professor, o professor temporário e o trabalho temporário para verificar como esta condição reflete na prática de ensino, entrevistando professores da rede estadual dos municípios de Santa Cecília Pavão, São Sebastião da Amoreira e Assaí A pesquisa identificou que os professores não efetivos não possuem consciência da interferência do trabalho temporário na aprendizagem dos alunos e na construção do conhecimento, de como o sistema de trabalho enfraqueceu a prática de ensino e que, além de trabalhar em condições precárias são submetidos a horas extras de serviço para garantir um bom salário, além de viver com a instabilidade funcional e financeira-
Descrição: dc.descriptionDissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Geografia-
Descrição: dc.descriptionAbstract: This study aimed to identify the difficulties of the teacher, raising questions as indiscipline, lack of student motivation, mastery of the subject by the teacher, the use of teaching methods geared to build the student's critical thinking and the role of teachers temporary in the teaching learning process Thus, we have seen the need for a theoretical and empirical research on the teacher, the teacher and the temporary agency work to verify this condition as reflected in teaching practice, interviewing teachers statewide network of municipalities of Santa Cecília Pavão, from São Sebastião Amoreira and Assaí The research identified that ineffective teachers have no consciousness of interference temporary work in student learning and knowledge construction, how the work system weakened the teaching practice and that, in addition to working in precarious conditions are subject to overtime service to ensure a good salary, besides living with functional instability and financial-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationMestrado-
Relação: dc.relationGeografia-
Relação: dc.relationCentro de Ciências Exatas-
Relação: dc.relationPrograma de Pós-graduação em Geografia-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores-
Palavras-chave: dc.subjectEmprego temporário-
Palavras-chave: dc.subjectGeografia-
Palavras-chave: dc.subjectPrática de ensino-
Palavras-chave: dc.subjectEducação e Estado-
Palavras-chave: dc.subjectStudy and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectPractice teaching-
Palavras-chave: dc.subjectGeography-
Palavras-chave: dc.subjectStudy and teaching - Environment-
Palavras-chave: dc.subjectTeachers - Temporary employment-
Título: dc.titleO professor temporário e sua ação no ensino de geografia-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da UEL - RIUEL

Não existem arquivos associados a este item.