
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Asari, Alice Yatiyo [Orientador] | - |
| Autor(es): dc.contributor | Marangoni, Ana Maria Marques Camargo | - |
| Autor(es): dc.contributor | Tsukamoto, Ruth Youko | - |
| Autor(es): dc.creator | Fernandes, Juliene Soares | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T12:50:41Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T12:50:41Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14020 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/975802 | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: Este estudo teve como objetivo identificar as dificuldades do professor, levantando questões como a indisciplina, a falta de motivação dos alunos, o domínio do conteúdo pelo professor, o uso de métodos de ensino voltados para a construção do pensamento crítico do aluno e o papel dos professores temporários no processo de ensino-aprendizagem Assim, viu-se a necessidade de realizar uma pesquisa teórica e empírica sobre o professor, o professor temporário e o trabalho temporário para verificar como esta condição reflete na prática de ensino, entrevistando professores da rede estadual dos municípios de Santa Cecília Pavão, São Sebastião da Amoreira e Assaí A pesquisa identificou que os professores não efetivos não possuem consciência da interferência do trabalho temporário na aprendizagem dos alunos e na construção do conhecimento, de como o sistema de trabalho enfraqueceu a prática de ensino e que, além de trabalhar em condições precárias são submetidos a horas extras de serviço para garantir um bom salário, além de viver com a instabilidade funcional e financeira | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Geografia | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: This study aimed to identify the difficulties of the teacher, raising questions as indiscipline, lack of student motivation, mastery of the subject by the teacher, the use of teaching methods geared to build the student's critical thinking and the role of teachers temporary in the teaching learning process Thus, we have seen the need for a theoretical and empirical research on the teacher, the teacher and the temporary agency work to verify this condition as reflected in teaching practice, interviewing teachers statewide network of municipalities of Santa Cecília Pavão, from São Sebastião Amoreira and Assaí The research identified that ineffective teachers have no consciousness of interference temporary work in student learning and knowledge construction, how the work system weakened the teaching practice and that, in addition to working in precarious conditions are subject to overtime service to ensure a good salary, besides living with functional instability and financial | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Relação: dc.relation | Mestrado | - |
| Relação: dc.relation | Geografia | - |
| Relação: dc.relation | Centro de Ciências Exatas | - |
| Relação: dc.relation | Programa de Pós-graduação em Geografia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Professores | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Emprego temporário | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Geografia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Prática de ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação e Estado | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Study and teaching | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Practice teaching | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Geography | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Study and teaching - Environment | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Teachers - Temporary employment | - |
| Título: dc.title | O professor temporário e sua ação no ensino de geografia | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: