Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Teramon, Neuza [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Ana Lúcia da | - |
Autor(es): dc.contributor | Alves, Michele de Oliveira | - |
Autor(es): dc.creator | Lopes, Danilo Ordone | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T12:50:38Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T12:50:38Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9488 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/975790 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: O Desenho Geométrico é uma área do conhecimento que contribui para o ensino da Geometria, pois tem a capacidade de aproximar o aluno ao conhecimento geométrico, além de desenvolver habilidades importantes como organização, coordenação e visão plana e espacial das construções geométricas Atrelar o Desenho Geométrico às Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) é uma forma de complementar o processo do ensino e da aprendizagem em Geometria, tornando a aula mais significativa e dinâmica Este trabalho tem como objetivo apresentar uma série de problemas de Lugares Geométricos a serem trabalhados em aulas de Desenho Geométrico e Geometria, com o auxílio do aplicativo de geometria dinâmica GeoGebra, e trazer o questionamento do quanto essas áreas do conhecimento são importantes para o desenvolvimento do raciocínio geométrico, apesar de serem pouco exploradas no Ensino Básico Para atingir este objetivo foram feitas pesquisas bibliográficas apoiadas em autores especialistas no ensino da Geometria por meio do Desenho Geométrico, no Ensino Básico e no Ensino Superior Durante a pesquisa foi observada uma certa escassez de materiais referentes ao Desenho Geométrico, poucos livros didáticos abordam este tema e quando abordado, ocorre de forma superficial Os problemas sobre Lugares Geométricos que são apresentados neste trabalho podem ser desenvolvidos em diversas etapas do ensino e da aprendizagem, uma vez que contém diferentes níveis de dificuldade e abrangem diferentes tópicos da Geometria | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional | - |
Descrição: dc.description | Abstract: Geometric Design is an area of knowledge that contributes to the Geometry teaching, as it has the ability to bring the student closer to geometric knowledge, in addition to developing important skills such as organization, coordination and plan and spatial vision of geometric constructions Linking Geometric Design to Information and Communication Technologies (ICTs) is a way of complementing the teaching and learning process in Geometry, making the class more meaningful and dynamic This paper aims to present a series of problems of Locus to be worked in Geometric Design and Geometry classes, with the use of the dynamic geometry application GeoGebra, and to raise the question of how important these areas of knowledge are for the development of the geometric reasoning, despite being little explored in Basic Education To achieve this objective, bibliographic research was carried out supported by authors specialized in the teaching of Geometry through Geometric Design, in Basic Education and in Higher Education During the research, a certain scarcity of materials related to Geometric Design was observed, few textbooks address this topic and when approached, it occurs in a superficial way The problems about Locus that are presented in this paper can be developed in different stages of teaching and learning, since they contain different levels of difficulty and cover different topics of Geometry | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Mestrado Profissional | - |
Relação: dc.relation | Matemática | - |
Relação: dc.relation | Centro de Ciências Exatas | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Geometria | - |
Palavras-chave: dc.subject | Geometria euclidiana | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desenho geométrico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia da informação | - |
Palavras-chave: dc.subject | GeoGebra | - |
Palavras-chave: dc.subject | Geometry | - |
Palavras-chave: dc.subject | Euclidean geometry | - |
Palavras-chave: dc.subject | Geometrical drawing | - |
Palavras-chave: dc.subject | Information technology | - |
Título: dc.title | Lugares geométricos : uma coletânea de problemas para aplicação desde o ensino fundamental até o ensino médio | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: