Não corta! a construção de realidade e o processo criativo na obra de Eduardo Coutinho

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMiani, Rozinaldo Antonio [Orientador]-
Autor(es): dc.contributorLopes, Dirce Vasconcellos-
Autor(es): dc.contributorFrochtengarten, Fernando-
Autor(es): dc.creatorBorges, Renata Cabrera-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-15T12:50:37Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-15T12:50:37Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-01-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-01-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-15-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/16448-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/975785-
Descrição: dc.descriptionResumo: Este trabalho propõe uma investigação sobre o processo de criação do cineasta brasileiro Eduardo Coutinho, a partir de sua obra mais emblemática, Cabra Marcado Para Morrer (1984), até o período em que produz três importantes longas-metragens, e que, neste trabalho, denominaremos de “Trilogia do Povo”: Santo Forte (1999), Babilônia 2 (2) e Edifício Master (22) O diferencial desta pesquisa consiste no fato de que o cinema documentário, enquanto produto midiático, reflete determinadas construções que geram impacto nas narrativas contemporâneas e, por conseguinte, na formação de representações sociais A partir de uma revisão filmográfica do autor, traçamos determinados fatores que contribuiram para o recorte em questão e, desta forma, realizamos uma leitura ampla a respeito do que já havia sido publicado acerca do objeto No que consiste às questões do gênero, a pesquisa também apresenta uma perspectiva sobre cinema documentário, principalmente, no cenário brasileiro - teorias, análises e referênciais históricas -, mas sem deixar de considerar as influências externas e suas contribuições Com análise fundamentada nas teorias de Sennet, Deleuze e Riesman, foram estabelecidos tópicos que perpassam o cinema de Eduardo Coutinho, como a questão da verdade no cinema documentário e a exposição da intimidade Para além da necessidade inquestionável de diálogo sobre autor e obra, é essencial pensar no tempo presente em que o objeto de análise está inserido Assim, é possível uma leitura breve da transformação do documentário no Brasil e também nas formas híbridas das narrativas cinematográficas Ao final, pode-se concluir que o cinema tem papel fundamental na construção de imagens e representações-
Descrição: dc.descriptionDissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicaçao e Artes, Programa de Pós-Graduação em Comunicação-
Descrição: dc.descriptionAbstract: This work proposes an investigation about the process of creation of the Brazilian filmmaker Eduardo Coutinho, from his most emblematic work, Cabra Marcado Para Morrer (1984), until the period in which it produces three important feature films, and that, in this work we will call “Trilogy of the People”: Santo Forte (1999), Babilônia 2 (2) e Edifício Master (22) The differential of this research consists in the fact that documentary cinema, as a media product, reflects certain constructions that have an impact on contemporary narratives and, therefore, in the formation of social representations From a film review of the author, we have outlined certain factors that contributed to the cut in question and, in this way, we carried out a broad reading about what had already been published about the object Regarding gender issues, the research also presents a perspective on documentary cinema, mainly in a Brazilian scenario - theories, analyzes and historical references -, but without taking into account external influences and their contributions With analysis based on theories of Sennet, Deleuze and Riesman, were established topics that permeate the cinema of Eduardo Coutinho, as the question of truth in documentary film and the exposure of intimacy In addition to the unquestionable need for dialogue on author and work, it is essential to think of the present time in which the object of analysis is inserted Like this, is possible do a brief reading of the transformation of the documentary in Brazil and also in the hybrid forms of the cinematographic narratives At the end, it can be concluded that cinema plays a fundamental role in the construction of images and representations-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationMestrado-
Relação: dc.relationComunicação-
Relação: dc.relationCentro de Educação, Comunicação e Artes-
Relação: dc.relationPrograma de Pós-graduação em Comunicação-
Palavras-chave: dc.subjectDocumentário (Cinema)-
Palavras-chave: dc.subjectHistória e crítica-
Palavras-chave: dc.subjectCineastas-
Palavras-chave: dc.subjectComunicação audiovisual-
Palavras-chave: dc.subjectCinematographers-
Palavras-chave: dc.subjectAudiovisual communication-
Palavras-chave: dc.subjectDocumentary films--
Palavras-chave: dc.subjectHistory and criticism-
Título: dc.titleNão corta! a construção de realidade e o processo criativo na obra de Eduardo Coutinho-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da UEL - RIUEL

Não existem arquivos associados a este item.