Os adolescentes na educação de jovens e adultos: os (des)caminhos que os levaram até a EJA

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAmaral, Wagner Roberto do-
Autor(es): dc.contributorRocha, Andréa Pires-
Autor(es): dc.contributorFarias, Adriana Medeiros-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Carlos Roberto de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-15T12:50:36Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-15T12:50:36Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-05-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-05-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-14-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/17032-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/975779-
Descrição: dc.descriptionA presente dissertação surge da inquietude a partir da práxis profissional como assistente social, como educador da Educação de Jovens e Adultos do município de Londrina e também como militante do Fórum Paranaense de Educação de Jovens e Adultos. Ao constatar, empiricamente, o aumento de matrículas de adolescentes nessa modalidade de ensino e a constante crítica por parte dos educadores e a ausência de consenso entre os Fóruns de EJA dos distintos estados, questionamos se a EJA é o lugar ou não destinado para esse público. Diante disso, intencionamos analisar como os adolescentes de 15 a 17 anos compreendem seu ingresso e permanência na modalidade de Educação de Jovens e Adultos, apresentando os diferentes olhares quanto ao lugar em que eles se encontram dentro da política educacional. É uma pesquisa de caráter qualitativo, que utilizou como técnica de coleta de dados a entrevista semiestruturada. A pesquisa aponta que o abandono do ensino regular desses adolescentes ocorre por diversas causas, entre elas, a violência institucional, a necessidade de trabalhar, a ausência de políticas públicas de apoio às famílias, levando muitos adolescentes a abandonarem a escola para cuidarem dos irmãos ou avós, e ausência de uma escola mais acolhedora, dialógica e que se aproxima da realidade dos educandos. A pesquisa indica que a garantia de universalização do ensino ainda não se efetivou. O deslocamento dos adolescentes para a EJA tende a se apresentar mais como negligência por parte do Estado e das instituições escolares do que um olhar de proteção plena e de garantia do direito à aprendizagem.-
Descrição: dc.descriptionThis work arises from my professional concerns as a social worker, as an educator in Youth and Adult Education in the municipality of Londrina and also as an activist in the Paraná Forum for Youth and Adult Education. When I empirically observed the increase in adolescent enrollment in this type of education and the constant criticism by educators and the lack of consensus among the Youth and Adult Education Forums of the different states as to whether or not Youth and Adult Education is the right place for this public. In view of this, we intend to analyze the understandings of adolescents aged 15 to 17 about their entry and permanence in the Youth and Adult Education modality, presenting the different perspectives on the place in which they find themselves within educational policy. This is a qualitative study, using semi-structured interviews as the data collection technique. The research shows that the reasons for these adolescents dropping out of regular school are due to various factors, including institutional violence, the need to work, the lack of public policies to support families, leading many students to leave school to look after their siblings or grandparents, and the lack of a more welcoming, dialogical school that is closer to the reality of the students. The research indicates that the guarantee of universalization has not yet been achieved. The displacement of adolescents to the EJA tends to look more like negligence on the part of the state and school institutions, rather than full protection and a guarantee of the right to learn.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Relação: dc.relationCentro de Estudos Sociais Aplicados-
Relação: dc.relationPrograma de Pós-Graduação em Serviço Social e Política Social-
Relação: dc.relationUniversidade Estadual de Londrina-
Palavras-chave: dc.subjectEducação de jovens e adultos-
Palavras-chave: dc.subjectPolíticas educacionais-
Palavras-chave: dc.subjectFóruns de EJA-
Palavras-chave: dc.subjectAdolescentes na EJA-
Palavras-chave: dc.subjectCiências Sociais Aplicadas - Serviço Social-
Palavras-chave: dc.subjectYouth and adult education-
Palavras-chave: dc.subjectSocial service-
Palavras-chave: dc.subjectSocial workers-
Palavras-chave: dc.subjectElementary school-
Título: dc.titleOs adolescentes na educação de jovens e adultos: os (des)caminhos que os levaram até a EJA-
Título: dc.titleAdolescents in youth and adult education: the (dis)paths that led them to EJA-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da UEL - RIUEL

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